Ensino Superior

Pensar a UC como “Universidade Cívica do Século XXI”

Evento pretende demonstrar que a Universidade de Coimbra “já não está fechada numa torre de marfim”. Dia de Reflexão tem em vista melhorar a qualidade da instituição de ensino. Por Sílvia Andrade

Debater e consciencializar sobre “os pontos fortes e fracos da relação entre as entidades culturais, cívicas e desportivas com a universidade, a cidade e a comunidade em geral” é o maior objetivo desta iniciativa, informa Gonçalo Bento, membro do Conselho Geral (CG). Subordinado ao tema “Coimbra: Uma Universidade Cívica do Século XXI”, o Dia de Reflexão, vai ter lugar amanhã, 23 de setembro, na Sala do Carvão da Casa das Caldeiras.

Este evento surge no seguimento do relatório “Cultura, Cidadania e Comunicação”, elaborado em 2015. Tem como finalidade “direcionar e criar uma estratégia para a Universidade de Coimbra [UC]”, de forma a melhorar “a qualidade de ensino e dos estudantes que saem da UC para o mercado de trabalho”, explica Gonçalo Bento. Pretende também “aliar tudo o que sejam atividades extracurriculares na sua parte cívica, desportiva e cultural”.

Ana Teresa Peixinho, coordenadora do CG, afirma que a intenção desta reflexão é “perceber qual é a função da UC na construção de pontes com a sociedade e com os cidadãos, assim como a importância da universidade na divulgação e incremento da cultura”. Destaca, ainda, o papel fundamental dos docentes Pedro Hespanha, João Gouveia Monteiro e Carlos Fortuna na realização do relatório.

O Dia de Reflexão tenciona fazer uma última ponderação do estudo e abordar quatro temas principais, divididos “nas quatro áreas das comissões de trabalho”. O membro do CG acrescenta que existe “uma parte de voluntariado, de desporto, de ética ligada ao civismo, bem como de comunicação”.

As mesas de debate estão divididas de acordo com os temas abordados no relatório e vão contar com a presença de oradores especializados em cada um deles. Para a escolha dos intervenientes “os nomes foram sugeridos dentro da comissão e foi aí que se desenhou a estrutura apresentada”, esclarece Gonçalo Bento.

Ana Teresa Peixinho vai ser moderadora da mesa 2 e explica que pretende abrir debate sobre a comunicação numa universidade do século XXI. O objetivo é fazer os participantes refletir sobre “como é que deve ser pensada a política de comunicação e o que é que uma universidade deve comunicar, para quem e como”. Visto que a instituição superior “é um espaço de criação de conhecimento e alta cultura”.

O membro do CG apela a toda a comunidade académica, “desde docentes, a funcionários e estudantes”, a participar na iniciativa. A ideia é que o público exponha, perante o CG, “a opinião crítica sobre estes temas”. Gonçalo Bento conta também, para o evento, com a presença de representantes das instituições que contribuíram para o relatório.

De acordo com o membro do CG, o grande desafio que se coloca à universidade é “a questão da competitividade que existe a nível do ensino superior”. A coordenadora do CG afirma que “a UC tem que fazer uma reflexão sobre o papel do ensino universitário nos nossos dias e tem também que mostrar que já não está fechada numa torre de marfim”. Ana Teresa Peixinho entende que é no seio das instituições de ensino superior “que está a chave do conhecimento e da ciência, porque a sociedade precisa de universidades fortes, competitivas e onde as pessoas tenham tempo para pensar, estudar, criar e descobrir”.

Desde a implementação do processo de Bolonha “a mentalidade dos estudantes que chegam ao ensino superior é focada em terminar o curso de três anos”, explica Gonçalo Bento. O que desvalorizou a participação da comunidade estudantil nas atividades extracurriculares. Defende que a finalidade é “mostrar que Coimbra é uma mais-valia para os estudantes, e que podem continuar a praticar desporto ou uma atividade cultural e conciliá-los com os estudos”.

O membro do CG conclui que, graças a esta reflexão, que vai culminar na iniciativa de amanhã, se pretende “sensibilizar e arranjar uma estratégia para que haja uma cooperação entre a UC e as instituições culturais e desportivas”. Desta maneira “caminham todas no mesmo sentido, que é o sucesso dos estudantes.”

Fotografia: Cristina Pinilla Carrasco

 

To Top