All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Conferência de Pacheco Pereira inicia o ano na FLUC com pensamento crítico

FLUC abre os braços a novos estudantes. “Reflexões instigantes” do orador convidam alunos a refletir sobre o mundo. Por Mariana Bessa

A inaugurar o ano letivo, dia 14, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) integra, no plano de receção aos novos alunos, uma conferência com Pacheco Pereira. Às 11 horas vão também ecoar no Teatro Paulo Quintela intervenções do diretor da FLUC, José Pedro Paiva, do presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), José Dias, e do presidente do Núcleo de Estudantes da FLUC (NEFLUC/AAC), Rafael Almeida.

“O ataque das humanidades a favor de um mundo pior” é “um título muito instigante, desafiante e irónico porque há muitas críticas às ciências sociais e humanas e às artes na atualidade”, explica o diretor da FLUC. Acrescenta que “o estudo destas áreas tem um papel fundamental numa universidade” e salienta que uma instituição com sete séculos de história, como a UC, “onde estes saberes se aprendem, ensinam e investigam, não os pode deixar morrer, ainda que atravessem momentos de crise e de pouca procura pelos estudantes”.

Por considerar que as ciências humanísticas “ajudam o homem a conhecer-se melhor e a compreender o outro, a refletir com um espírito crítico e atento sobre o mundo”, José Paiva crê que, “sem as humanidades, o Homem, considerado na sua essência, e as sociedades perdem a dimensão humana”. Sublinha ainda o “valor material que estas áreas podem ter porque nas civilizações contemporâneas há uma grande procura pelos momentos de lazer e pela apropriação estética do mundo”.

Com o convite a Pacheco Pereira, “que é sempre muito acutilante e instigante nas suas reflexões”, o diretor da FLUC espera que o orador “ajude os novos alunos e aqueles que já cá estão a refletir um pouco sobre estas questões e a pensar criticamente sobre o mundo em que vivemos”.

Fotografia: Irene Reig

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top