All for Joomla All for Webmasters
Desporto

Fórum pretende promover o interesse pela Educação Física

Dois dias de palestras e atividades centrados numa nova forma de ver o ensino do desporto. O evento tem a possibilidade de passar a congresso nos próximos anos. Por João Pimentel

Vai já na 5ª edição o Fórum Internacional das Ciências da Educação Física (FICEF), este ano centrado na temática “Aprender e Ensinar em Educação Física” e, portanto, “mais virado para uma vertente didática da formação”. Elsa Silva, coordenadora do Mestrado de Ensino de Educação Física, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) e organizadora da iniciativa, refere que esta vai ser mais focada para “os alunos em formação no segundo ciclo, os mestrandos e também os doutorandos em Educação Física”. Assim, vai constituir-se “um momento de encontro de interesses a nível da formação científica, pedagógica e didática” entre alunos, docentes de Educação Física e orientadores de estágio”, acrescenta a organizadora. O Fórum tem início amanhã, dia 19 e termina sexta-feira, dia 20.

O grande objetivo deste evento é “avançar com outra forma de estar e de ver a profissão e progredir também em termos de contactos com os colegas de trabalho que vêm de fora”, explica Elsa Silva. Sem esquecer a “promoção pelo interesse pela Educação Física e a formação de profissionais nesta área, cada vez com melhor qualidade”. Só assim se consegue “levar mais conhecimento [aos alunos], abrir-lhes novas perspectivas e dar-lhes uma formação diferente”, explica a organizadora.

O primeiro dia tem início às 14 horas, no Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Coimbra, e vai contar com a apresentação dos dois melhores trabalhos dos núcleos de estágio da Escola Secundária Avelar Brotero. Segue-se, depois, um ‘workshop’ do ensino do jogo ‘Tag Rugby’, realizado pelo docente Rui Lúzio, também orientador de estágio da FCDEFUC. Sexta-feira, no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, vai ter lugar uma conferência, da parte da manhã, com Paula Batista, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. De tarde, vai ocorrer um simpósio, com o tema “Educação Física: ensiná-la para quê?”, que vai contar com os docentes Elsa Silva e Paulo Nobre, da FCDEFUC e Domingos Blázquez, do Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya (INEF). Os três oradores pretendem “desenvolver o tema e passá-lo para discussão”, refere a organizadora do encontro.

O futuro deste evento está assegurado e é possível que se realizem alterações, desde logo, na sua estrutura. “O objetivo é que passe a ser um grande congresso internacional” e que, “dentro do congresso, haja o Fórum”.

FCDEF

Fotografia: D.R.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top