All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Vicente Seabra, fénix da Semana Cultural da UC na história da química

Museu da Ciência acolhe, na Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), o colóquio em torno do químico e do seu primeiro livro moderno, escrito em português, “Elementos de Chímica”. Por Cristina Pinilla Carrasco e Rita Vilarinho Marques

Vicente Coelho Seabra da Silva Telles destacou-se como um dos primeiros químicos formados pela UC após a Reforma Pombalina de 1772. Como personalidade marcante da instituição, dá nome ao colóquio que decorre hoje, dia 1, e amanhã, dia 2 de abril, no Museu da Ciência.

Com o objetivo de divulgar a importância deste “químico um pouco esquecido” e da história da química e da ciência em Portugal, “História da química em torno de Vicente Seabra” tenta mostrar que “há autores ligados à área, que têm sido relevantes e que devem ser lembrados”, como refere Sérgio Rodrigues, professor de química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Um exemplo desta importância “é a forma como se dizem os nomes dos compostos químicos hoje em dia, que vem dos primeiros trabalhos de Vicente Seabra”, acrescenta Sérgio Rodrigues.

São vários os oradores convidados que falam no decorrer dos dois dias sobre a vida e obra do químico, já que, atualmente, é possível compreender a importância do seu trabalho que, durante a sua vida, não lhe foi reconhecida.

Vicente Seabra possui um vasto espólio literário em diversas áreas científicas. No entanto, “nunca teve uma posição muito destacável, porque não é um professor catedrático, já que publica o seu primeiro livro como estudante”, explica o professor de química da FCTUC.

O colóquio assinala os 252 anos do nascimento de Vicente Seabra e os 226 anos da publicação dos seus “Elementos de Chimica”. Apesar do reconhecimento tardio da importância das suas publicações científicas, celebra-se agora o autor e químico cujo trabalho “é muito atual”, conclui Sérgio Rodrigues.

artigo_ciencia

Fotografia: Rita Vilarinho Marques

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top