Cultura

CAPC recebe lançamento do livro de ex-Secretário de Estado da Cultura

Reunião de textos elaborados por Jorge Barreto Xavier dá origem a lançamento de livro que promove a cultura como um elemento decisivo na construção de uma sociedade melhor. Por Rita Vilarinho Marques

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra foi hoje palco de lançamento do livro do ex-Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, intitulado ‘’A cultura na vida de todos os dias’’. A obra pretende, segundo-o autor, ‘’desenvolver argumentos a favor da presença da cultura, como elemento decisivo na construção de uma sociedade melhor’’.

De acordo com Jorge Barreto Xavier, a mensagem da obra prende-se com a “defesa do domínio da cultura, o domínio necessário da compreensão da contemporaneidade e um elemento importante no quotidiano das pessoas’’. O ex-secretário de Estado da Cultura afirma que se vive num “tempo complexo, onde as interrogações são muitas, os desafios são difíceis e o modo de fazer política, o modo de olhar para a economia, não só não tem resolvido a situação portuguesa, europeia, global, como antes pelo contrário temos verificado que existe cada vez, uma maior distancia entre ricos e pobres.’’

Jorge Barreto Xavier argumenta que o ‘’modo de apresentar o índice é o modo de apresentar esta obra, que se propõe no seu todo a ser mais que uma sequência ‘’. O autor esclarece que o livro, em vez de apresentar ‘’um índice hierárquico, apresenta um índice redondo e é feito na perspectiva de uma visão global e não hierarquizada’’.

Os destinatários estão, para o ex-secretário de Estado da Cultura, divididos em três tipos de público: os universitários, os agentes culturais ou operadores culturais e o grande público. No entanto, Jorge Barreto Xavier esclarece que é para ‘’ todas as pessoas que queiram de algum modo, através dos argumentos que lá são desenvolvidos, ter uma articulação da defesa da importância da cultura no dia a dia’’.

[editado por Margarida Mota]

_MG_5231

Fotografia: Rita Vilarinho Marques

To Top