Cultura

“Abril Dança em Coimbra” aposta em coreógrafos portugueses

Primeira edição da iniciativa pretende atrair público não só de Coimbra, como todos os apreciadores de dança. Evento arranca hoje no TAGV. Por Rita Vilarinho Marques

O Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) dá início à primeira edição do programa “Abril Dança em Coimbra”, resultado de uma parceria entre o TAGV e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), que vai decorrer entre hoje, 14, e 8 de Maio. Os espectáculos têm lugar no auditório do TAGV e no Convento São Francisco.

Segundo o diretor do TAGV, Fernando Matos Oliveira, o evento é uma proposta ‘’para dar mais força a uma programação de referência na área da dança”. O diretor acrescenta ainda que o título da iniciativa constitui “uma sugestão interessante de construir um projecto de parceria para a cidade em vários espaços”.

O programa é constituído por ‘’um conjunto de oito espectáculos de coreógrafos nacionais” e um internacional. Aldara Bizarro, Francisco Camacho, Tao Dance Theater, Né Barros e Amélia Bentes são os nomes que constam do cartaz. Fernando Matos Oliveira considera que a agenda do evento “ é completada por uma parte introduzida pelo TAGV de documentação, pesquisa e abordagens críticas’’.

A organização deste evento representa, para o diretor do TAGV, a importância da parceria com a CMC “se tornar uma estrutura de parceria capaz de co-produzir para futuros eventos na área da dança e criações”.

Fernando Matos Oliveira não deixa de referir que, para além desta primeira edição, o projeto pode ter continuidade. “Queremos que, em futuras edições, exista a possibilidade de trabalhar com mais tempo para gerarmos uma complementaridade entre a programação artística, a co-produção e a criação de trabalho com enfoque critico para e sobre a dança”.

O diretor do TAGV sublinha as expectativas de ‘’uma presença mais forte junto do público, da produção de um evento com mais qualidade, diversidade e capacidade de sair da própria cidade de Coimbra’’.

Está agendado para hoje, pelas 21.30h, o primeiro espectáculo do evento. “E Pur Si Muove”, da autoria de Francisco Camacho, parte integrante do programa da 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, inaugura a iniciativa.

TAGV (Valentina Caetano)

Fotografia: Valentina Caetano

To Top