All for Joomla All for Webmasters
Cidade

25 de abril de 1974 e 1976 comemorados em Coimbra

Dar enfâse à Constituição de 1976 é o grande objetivo das celebrações. O Ateneu de Coimbra organiza vários eventos comemorativos. Por Carlos Almeida

“Com a Constituição de Abril, Construir o futuro” foi o mote da manifestação que juntou os 40 anos da aprovação da Constituição da República Portuguesa (CRP) aos 42 anos da revolução dos cravos. Tiago Jerónimo, membro do Ateneu de Coimbra, afirma que em termos de adesão não se verificaram quebras em relação a anos anteriores e que as expectativas foram superadas em comparação com o ano passado. Para a cidade e para o país, “a relevância do 25 de abril mantém-se”, refere.

O membro do Ateneu explica que para “construir o futuro” é necessário cumprir a CRP e que “ainda está muito por fazer como as questões do ensino e da saúde tendencialmente gratuitos”. A CRP tem artigos desde o nível cultural ao económico que prevêm perspetivas diferentes em relação às que existem agora. Tiago Jerónimo relativiza que “podem-se encontrar muitas coisas que foram implementadas e cumpridas, outras que ficaram a meio e outras que tenho muita dificuldade em ver a contretização”.

Para que a CRP seja mais conhecida pelos portugueses, o membro do Ateneu sublinha que é necessário lê-la e que “a disponibilidade existe”. Tiago Jerónimo considera que “a nível de comunicação social raramente se dá ênfase à CRP”. A televisão pública é referida como um orgão “que passa ao lado” da sua divulgação e acrescenta que deve partir da educação despertar o interesse para a sua leitura.

O Ateneu de Coimbra continua com as comemorações da data da revolução. Os vários eventos estendem-se até ao dia 4 de Maio e vão desde um “Exercício de Cidadania – a cantar”, hoje no Conservatório de Música de Coimbra, a uma conferência sobre a CRP no Teatro da Cerca de São Bernardo, dia 28. Também tem lugar uma exposição intitulada “Doutrina Social da Igreja: 125 Anos da Defesa da Dignidade e dos Trabalhadores” no Instituto Universitário Justiça e Paz.

25 de abril

Fotografia gentilmente cedida pela Rádio Universidade de Coimbra

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top