All for Joomla All for Webmasters
Desporto

18ª homenagem a JP

Convívio e competição prometem animar o fim-de-semana. Encontro importante para as equipas de sub-14 participantes no evento. Por Nuno Morgado e Gabriela Salgado

Conta já com 18 edições o torneio internacional em homenagem a João Pedro Leite, “um atleta de excelência da Associação Académica de Coimbra (AAC) e um grande homem”, como sublinha Rui Loureiro, membro da organização do evento. Este fim-de-semana, Coimbra volta a receber o Torneio Internacional de Rugby JP, que vai contar com a participação de treze equipas, nacionais e internacionais, no Estádio Universitário de Coimbra.

Conhecido pelos amigos como JP, João Pedro Leite, vítima de doença terminal há 18 anos, é tido como uma “grande referência na Secção de Rugby da AAC [SR/AAC]”, refere António Salgueiro, treinador da equipa de rugby sub-10 da SR/AAC. O jovem contava no currículo com a conquista da Taça de Portugal sénior na época 95/96 e com chamadas à seleção nacional, da qual foi capitão de equipa.

A organização do torneio evidencia que “a paixão pela modalidade era tanta, que JP, enquanto juvenil, acabava o seu treino e ficava para treinar com os séniores”. O treinador destaca o facto de ter sido “capitão de todos os escalões de formação da secção” e realça ainda que “o atleta atuava num escalão acima do seu”.

Apesar de ser um evento com caráter de memorial, António Salgueiro afirma que “o objetivo é ganhar”, pois este torneio é um dos principais para este escalão, com um “nível de intensidade elevado” por ser uma competição de curta duração. “Já faz parte dos planos nacionais do calendário dos escalões sub-14 da Federação Portuguesa de Rugby” e é comparado com “uma Taça de Portugal”, conclui o treinador.

O evento vai estar dividido em duas fases, uma em cada dia, e vai ter a participação de equipas como Agronomia, Cascais, Vigo, Agrária, Centro Desportivo Universitário de Lisboa (CDUL) e S. Miguel. Os jogos iniciam-se às 11 horas de sábado, dia 30, com os jogos das equipas AAC contra Lousã e Cascais contra Agronomia. O torneio encerra às 15 horas de domingo com uma cerimónia de entrega de prémios às equipas participantes.

A organização do evento espera receber “em termos de comitivas de atletas e de treinadores, mais de 300 pessoas”, às quais se juntam cerca de “200 acompanhantes e familiares”, conclui Rui Loureiro.

tvcf26082006a

Fotografia: D. R.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top