All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Simbiose entre Ciência e Rádio gera conhecimento

Difusão de trabalho científico através da rádio leva Exploratório ao canal da RUC. Parceria enquadra-se na celebração dos 30 anos da rádio estudantil. Por André Sobral

A cidade de Coimbra apaga fronteiras entre as estruturas de que se compõe ao levar a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) ao Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra. Ao longo do mês de março, um conjunto de atividades vai ter lugar nas instalações do Exploratório para dar a entender melhor o funcionamento de uma rádio e a gerar discussões acerca de ciência.

De acordo com o diretor do Exploratório, Paulo Trincão, um “estúdio de emissão instalado durante todo o mês” vai fazer com que a RUC possa interagir com os visitantes, ao proporcionar-lhes experiências como “trabalhar numa rádio, participar em simulações e fazer pequenas gravações”. Durante os sábados de março, o programa “Ciência no Ar” pretende relatar e explorar “diversos assuntos que vão variar consoante as atividades que o próprio Exploratório tem para oferecer”. Para encerrar o evento no dia 2 de abril, vai ter lugar um debate com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor”, acrescenta Paulo Trincão.

O diretor do Exploratório avalia a RUC como um “meio muito importante de propagação da cultura científica”, o que se verifica nesta parceria, onde se distingue o Exploratório como “local de experimentação e aprendizagem”. Verifica-se, assim, um paralelismo que não afasta o trabalho da RUC da “grande ênfase do Exploratório na divulgação da ciência e nos aspetos educativos”

Esta parceria tem como principal objetivo “servir toda a região Centro” e espalhar o conhecimento científico pela Academia, uma vez que “ grande parte da estrutura é da universidade e tudo o que é comunidade estudantil nos interessa”, conclui Paulo Trincão.

IMG_8747

Fotografia: Inês Duarte

 

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top