All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Semana Internacional do cérebro arranca em Coimbra

Cientistas dissecam mitos sobre o cérebro. Iniciativa internacional aproxima as neurociências do público escolar, académico, sénior e associativo. Por Ana Miguel Regedor

“Porque é que a música pode afectar as nossas emoções e comportamentos?” Esta e outras perguntas vão ser respondidas no decurso da sétima edição da Semana Internacional do Cérebro, que se estende de 12 a 26 de março na cidade de Coimbra. Esta “iniciativa coordenada a nível nacional e mundial pretende promover os progressos da investigação na área das neurociências”, afirma a investigadora e membro do gabinete de comunicação do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNBCUC), Sara Amaral.

Na linha dos anos anteriores, este evento, que conta com o apoio da Federação Europeia das Sociedades de Neurociências, da Sociedade Portuguesa de Neurociências e da Ciência Viva, apresenta uma programação diversificada. Entre laboratórios abertos à comunidade, visitas a associações e escolas básicas e secundárias da região de Coimbra, a iniciativa propõe um desafio: o “‘neuro quizz’, que terá lugar num local mediático da cidade de Coimbra, o Aqui Base Tango”.

Esta sétima edição conta com novidades tais como a iniciativa de angariação de fundos em favor da Maratona da Saúde, associação que apoia a investigação biomédica em Portugal e que este ano se debruça sobre as doenças neuro-degenerativas. Também a proposta apresentada aos ouvintes da Rádio Universidade de Coimbra para que sintonizem “rubricas sobre mitos e verdades sobre o cérebro, desvendados por investigadores do CNBCUC” é uma inovação. No ar todos os dias, durante duas semanas, pretende-se responder a questões que atormentam os universitários, entre as quais “Dormir é uma perda de tempo?”.

Para além disso, o programa visa captar a atenção dos alunos do ensino superior através da exibição do documentário ‘The Greedy Brain’, “premiado num festival europeu de filmes e documentários científicos”, em cena no dia 16 no Museu da Ciência. Dia 26 acaba o desvendar dos “mitos, verdades e investigação em neurociências” na Maia.

sonhar-com-cerebro.jpg

Fotografia: D.R.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top