All for Joomla All for Webmasters
Cultura

RUC lança prémio Jornalismo Radiofónico

Promover o talento jovem na rádio é o principal objetivo. “Em todo o lado”, e desta vez no topo das monumentais, a RUC apresentou  ainda uma emissão no exterior para comemorar os 30 anos. Texto e fotografias por Rita Flores e João Pimentel

“Mostrar que o papel da Rádio-Escola ainda está cá, está vivo e existe” fez surgir o prémio Jornalismo Radiofónico: RUC, Antena 1, Antena 3 com o apoio da Delta Cafés, afirma uma das dinamizadoras do prémio, Marta Costa. A Rádio Universidade de Coimbra (RUC), no dia em que comemora 30 anos de transmissão, sob o lema “Há 30 anos em todo o lado”, apresenta um prémio de jornalismo radiofónico que “procura jovens talentos do jornalismo de rádio de todo o país”, acrescenta Marta Costa.

Com tema livre, a RUC, a Antena 1 e a Antena 3 desafiam os jovens até aos 35 anos, inclusive, a apresentar uma reportagem radiofónica com uma duração de dez a 20 minutos. A entrega pode ser feita até dia 30 de abril por correio ou por e-mail, contactos estes disponibilizados no regulamento do prémio.

A única Rádio-Escola do país apresenta-se como um local para “experimentar e errar, um sítio onde há oportunidade de fazer isso tudo no ar e fora do ar”, declara a dinamizadora do prémio. Este prémio em parceria com as duas rádios nacionais, Antena 1 e Antena 3, reforça a importância da rádio pública, fomenta a “possibilidade de criação e de aprendizagem” por todo o país e “precisamente por causa disso, porque a RUC está há 30 anos em todo o lado”, concluiu Marta Costa.

A reportagem do candidato vencedor vai ser emitida na três rádios, divulgada em ‘podcast’ e nas redes sociais das entidades promotoras. É recebido, ainda, um prémio monetário no valor de 1500 euros.

Hoje, qualquer estudante que descesse as Escadas Monumentais teve a oportunidade de ouvir uma emissão especial de exterior, por ocasião da celebração do aniversário. O presidente da RUC, Guilherme Queiroz, reforça que a rádio não poderia deixar de estar “mais contente e orgulhosa por, ao fim destes 30 anos, conseguir estas parcerias e voltar a por o nome da RUC de norte a sul do país”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top