Ensino Superior

Reviver e reformular a tradição na Queima das Fitas 2016

Tornar o evento académico na festa da cidade e aproximar todos os que nela residem é um dos objetivos principais da Comissão Organizadora deste ano. Por Rita Flores

 Uma “programação pensada não só nos estudantes, mas na cidade como um todo”. Foi com este mote que a Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2016 (COQF’16) apresentou o lema e o cartaz de mais uma edição do evento, hoje, 29. Este realiza-se até 27 de junho, tal como explica o secretário geral da Queima das Fitas, Luís Lobo.

Para a comissária da Representação Institucional, Inês Costa, apresenta o cartaz como uma ode à cidade, onde se cruzam estudantes do primeiro e do último ano. Já o comissário das Infraestruturas, João Ferreira, anuncia a segurança, a limpeza e a acessibilidade ao local do evento como os seus principais objetivos, tendo ainda sido reforçada a importância dos cuidados a ter nestas noites tão caracterizadas pelos excessos, como explica a comissária da Tradição, Inês Costa.

No decorrer das diversas atividades culturais e desportivas, Luís Lobo afirma não se querer um maior número de atividades, mas sim “dar a importância devida às atividades que a QF’16 tem”. Depois de 3 anos de pausa realiza-se o Cortejo dos Pequenitos que procura “reaproximar a cidade”, objetivo principal da COQF’16, afirma o secretário geral da QF’16.

A COQF’16 procura “chegar a uma solução e tentar adaptar-se aos novos tempos”, explica Luís Lobo. Assim, é necessário “arranjar uma estrutura ideal” para a Garraiada, após ter reunido com a Queima das Farpas, movimento anti-garraiada, e a Associação do Touro.

A apresentação contou ainda com a atuação do grupo de fado Insígnia, da Secção de Fado e da Secção de Ginástica da AAC. Foi também anunciado o preço do bilhete geral para as noites do Parque, no valor de 49 euros, idêntico ao dos anos anteriores. As noites do Parque acontecem, este ano, entre 6 e 13 de maio. Quanto ao lema deste ano, “Amo-te com a força de quem não te quer ver partir” foi o escolhido. O secretário geral da QF’16 refere que, no decorrer da próxima semana, vai estar fechado por completo o cartaz de artistas e que o mesmo vai ser divulgado “a seu tempo”.

IMG_9756

Fotografia: Rita Flores

To Top