Cidade

Liga Portuguesa Contra o Cancro cuida da imagem de doentes oncológicos

Liga propõe pela primeira vez atividades no Dia Internacional da Mulher. Objetivo é melhorar a auto estima e aumentar o otimismo na luta contra a doença. Por Alexandre Gouveia

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). A iniciativa “Sensibilizar doentes oncológicos para a importância do cuidar da imagem” tem como objetivo a valorização da imagem pessoal do doente oncológico, e pretende demonstrar que por detrás da doença está uma pessoa bonita, explica Sónia Silva responsável pela iniciativa.

A importância deste tipo de iniciativa passa por proporcionar às doentes um dia de tratamento diferente de todos os outros e “ensinar a valorizar a imagem numa fase de vulnerabilidade”. Este “movimento de apoio à mulher” pretende depositar nas utentes uma “vontade de não desistir da luta contra a doença” acrescenta Sónia Silva.

A responsável pela iniciativa da LPCC também aponta como objetivo da campanha ajudar a doente oncológica a cuidar da sua imagem e contribuir para a redução dos efeitos colaterais que a doença. Assim se “faz com que melhore a auto estima das doentes, fazendo-as sentir-se mais bonitas”, ao mesmo tempo que se “aumenta o otimismo e a vontade de ter resultados positivos” na luta contra o cancro.

Sónia Silva encontra-se otimista na antevisão da campanha e refere que “a LPCC tem feito muita divulgação entre as utentes”. A responsável tem “expetativa de que as mulheres vão aderir em força, quer no IPO, quer no centro Hospitalar”.

A iniciativa insere-se no projeto Espaço Imagem do Núcleo Regional do Centro da LPCC. A organização assume apoio gratuito de corte de cabelo e tratamento de perucas e tratamento de capilares, para além de sessões de maquilhagem. Sónia Silva salienta que “tudo isto é feito através de voluntariado, por pessoas que não são propriamente profissionais”, mas que suportam este tipo de serviço durante todo o ano.

Esta é a primeira vez que a LPCC desenvolve este tipo de ação no dia 8 de março. Sónia Silva acrescenta que tem o objetivo de que a Liga possa “repetir a iniciativa não apenas no Dia Internacional da Mulher, mas em qualquer dia do ano”.

To Top