All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Jardim Botânico é sinonimo de turismo qualificado

Missão de “sensibilização para a diversidade biológica” contextualiza uma nova forma de atrair visitantes. Objetivo é refletir a utilização dos espaços verdes. Por Alexandre Gouveia e João Ruivo

“Espaços de natureza no meio da cidade atraem sempre as pessoas e são um ponto de passagem obrigatório”, afirma diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, António Gouveia. Para promover o jardim universitário, esta iniciativa é organizada em parceria com o Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e da Associação dos Amigos do Jardim Botânico. Realiza-se esta terça-feira, às 16h, uma palestra que incide na temática do novo Turismo de Jardins, no Anfiteatro II do Edifício de S. Bento.

Esta ação, intitulada “Jardim Botânico e o novo Turismo de Jardins”, tem como oradora Susana Gastal, professora de Turismo da Universidade de Caxias do Sul, no Brasil, “uma especialista que trabalha há muitos anos dentro desta área” assegura António Gouveia. “A sensibilização para a importância da diversidade biológica e da utilização sustentável dos recursos” insere-se na problemática das alterações climáticas.

O Jardim Botânico ” tem missões importantes ligadas à investigação, à educação, e à participação nos esforços de conservação da biodiversidade”. Estes aspetos confluem num “espaço verde, aberto e visitável” que promove, para além da utilização recreativa, um objetivo de transmissão de conhecimentos “ecológicos, sobre botânica e sobre a importância das plantas”. É, portanto, um “jardim com características especiais que é património histórico”, afirma o diretor.

“Não estando diretamente ligado ao turismo”, o espaço tem caraterísticas que o tornam apropriado para a prática. Património Mundial da UNESCO, existe desde 1772, o que o torna “especial e histórico” e, dessa forma, capaz de oferecer um tipo de “turismo qualificado”.

Botânico.png

Fotografia: Alexandre Gouveia

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top