All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Gabinete de Física distinguido pelo seu valor histórico e científico

Gabinete de Física do Museu da Ciência da UC é premiado pela sua relevância enquanto espaço impulsionador da ciência experimental e exemplo de conservação de património. Por Carolina Farinha e Margarida Mota

Destacado como Sítio Histórico Europeu pela Sociedade Europeia de Física (SEF), o Gabinete de Física inaugurou hoje a sua placa comemorativa, numa cerimónia que teve lugar no Colégio de Jesus e que contou com a presença de membros da SEF.

Nomeado em 2014, o Gabinete de Física evidencia-se como o primeiro lugar em território nacional a receber esta condecoração apenas atribuída a locais cuja investigação na área da física é de elevada importância.

Segundo a diretora do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), Carlota Simões, “esta nomeação reconhece o atual trabalho de recuperação e promoção do espaço”. Carlota Simões salienta ainda a importância do “trabalho de construção e preservação prévio que permitiu que o espaço chegasse aos dias de hoje com o mobiliário original”.

Com uma história de cerca de 250 anos, o Gabinete de Física é “um marco na História de Portugal e no mundo, um espaço emblemático do Iluminismo pensado pelo Marquês de Pombal para uma nova conceção de ensino: a física experimental”, como refere a diretora do Museu da Ciência da UC.

No seguimento desta nomeação do Gabinete de Física, vai ter lugar a redação de um “artigo de divulgação do espaço numa revista de especialidade dirigida a físicos de todo o mundo”, acrescenta Carlota Simões.

A diretora do Museu da Ciência da UC adianta que, nos próximos meses, vai ser divulgado um conjunto de atividades nas quais se inclui a “publicação de um livro denominado ‘O Segredo de Coimbra’, uma banda desenhada que retrata uma história fictícia dentro do Gabinete de Física”.

Carlota Simões acrescenta ainda que está agendada, para o dia em que a UC comemora a sua nomeação como Património da Humanidade da UNESCO, “uma exposição em que se vai confrontar instrumentos que deram origem à banda desenhada”.

Antigo Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra

Fotografia: D.R.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top