All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

FMUC recebe palestras que unem xadrez e neurodesenvolvimento

Atleta de ponta e especialistas na área da neurobiologia estabelecem pontes entre desporto e corpo humano. Intervalos entre sessões vão ser preenchidos com jogos entre seccionistas da SX/AAC e público. Por Fábio Lucindo

A relação entre o xadrez e o cérebro vai ser o motor das explicações dos palestrantes que se apresentam no dia 11 de março, pelas 15h, no auditório da Unidade Central da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), no Pólo III. Estão programadas quatro palestras para o evento, inserido na 18ª Semana Cultural da UC. A forma como o cérebro humano funciona e os estímulos do xadrez nos processos cognitivos vão ser abordados por Carlos Braz Saraiva, docente da FMUC e especialista em psiquiatria.

“Existe uma base científica que aproxima o xadrez enquanto ferramenta intelectual no desenvolvimento humano”, afirma o presidente da Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra (SX/AAC), Rafael Teixeira. “O objetivo passa por divulgar esta modalidade desportiva e captar as pessoas para a parte científica do xadrez”, acrescenta.

Outra das palestrantes é Guiomar Oliveira, também docente da FMUC e especialista em neurodesenvolvimento pediátrico, que vai mostrar como a espécie humana adquiriu os processos mentais que a distinguem de outros animais e como tirar partido deste desenvolvimento para ser mais eficiente.

A iniciativa conta ainda com uma palestra da diretora do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da UC, Catarina Resende de Oliveira, e especialista em neurologia. Em debate vai estar uma visão do envelhecimento cerebral e do processo de patologia neurodegenerativa. Para Rafael Teixeira, o xadrez pode ajudar a prevenir ou retardar os efeitos que se observam frequentemente na terceira idade ao nível cerebral.

O evento encerra com a presença do Grande Mestre de xadrez, Kevin Spragget, sete vezes campeão canadiano e duas vezes qualificado para o Torneio dos Candidatos, o mais importante do mundo na modalidade. “Um Cristiano Ronaldo do xadrez” compara o presidente da SX/AAC, “que vai contar o que é jogar em elite”.

No intervalo entre cada uma das palestras, os presentes podem disputar partidas contra os principais atletas da SX/ AAC. São “os mais competitivos a nível de Portugal”, na opinião de Rafael Teixeira, que acredita que este evento é capaz despertar espírito xadrezista, “mesmo numa pessoa que nunca viu xadrez”.

IMG_3605

Fotografia: Fábio Lucindo

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top