All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Estudantes simplificam a química

Alunos da FCTUC desconstroem a obra do químico Rómulo de Carvalho e tornam-na acessível ao ensino básico e secundário. Ligação ao “Livro” é feita pela poesia do pseudónimo António Gedeão. Por Rita Portugal e Rita Lima

Experiências com bolhas de sabão, fotografias e tintas fizeram parte da oficina de demonstrações de química que decorreu hoje no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). “Rómulo de Carvalho… o Químico!” é o nome do evento inserido na 18ª Semana Cultural da UC, organizado pelos alunos da unidade curricular de Química e Sociedade do primeiro ano da Licenciatura em Química na FCTUC.

“Tentar explicar a química a partir da base teórica do livro de Rómulo de Carvalho”, como explica a aluna Rafaela Teixeira, foi o objetivo desta sessão. “Física para o povo” é o título da obra do químico, que serviu de inspiração às experiências realizadas. Os alunos de Química e Sociedade pretendem levar esta iniciativa a escolas básicas e secundárias, por forma a tornar a química quotidiana – “Física no dia-a-dia” é o título da obra reeditada, originalmente publicada no ano de 1968.

Carla Cunha, uma das estudantes organizadoras, afirma ser “necessário explicar a química de forma simples” e acessível a quem perceciona a ciência como algo inacessível. Vera Rodrigues, administradora do Núcleo de Estudantes de Química, exemplifica: uma das experiências mais básicas e que, se calhar, todas as crianças fizeram é a experiência das bolhas de sabão. Juntar os reagentes certos, abanar e soprar para fazer as bolhas de sabão.

Os alunos tentaram retirar o que de mais químico havia numa obra literária com o objetivo de estabelecer uma ligação com o tema “O Livro” da Semana Cultural. “Tentámos ligar a química, Rómulo de Carvalho e a parte dos poemas também dele”, explica Vera Rodrigues. “Rómulo de Carvalho é António Gedeão, o seu pseudónimo como poeta”, explicita Jorge Marques, docente de Química Computacional da FCTUC.

“Rómulo de Carvalho… o Químico!” regressa no dia 17 deste mês para nova sessão. As experiências viajam até ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e em abril vão até às escolas.

IMG_9539

Fotografia por: Rita Portugal

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top