Ciência & Tecnologia

Estudantes e médicos dentistas partilham experiências em congresso internacional

Encontro internacional de alunos de Medicina Dentária e jovens dentistas expõe a realidade vivida por quem estuda e exerce esta profissão. Por Carolina Farinha e Margarida Mota

Iniciou-se hoje o 11º Congresso Europeu de Estudantes e Jovens Médicos Dentistas, iniciativa resultante de uma parceria entre o Núcleo de Estudantes de Medicina Dentária da Associação Académica de Coimbra (NEMD/AAC) e a European Dental Student’s Association (EDSA). A decorrer até dia 5 de março, o evento pretende juntar associações de estudantes de medicina dentária de todos os países da Europa.

De acordo com o presidente do NEMD/AAC, Renato Valente, “foi possível reunir 120 participantes internacionais, provenientes de 28 países europeus”. Estes números justificam-se para Renato Valente, pela importância de “partilhar experiências, culturas, formas de trabalhar e aprendizagem com os outros”.

Um “meeting” organizado pela EDSA antecedeu este evento. De 29 de fevereiro a 2 de março discutiram-se assuntos como “a política educativa, o estado atual da medicina dentária na Europa, o desemprego e o excesso de médicos dentistas”, como afirma o presidente do NEMD/AAC.

Renato Valente não deixa de referir que o facto de Coimbra acolher um evento desta dimensão é um “motivo de orgulho para toda a universidade”. Falta de exercício de prática clínica por parte dos estudantes de Medicina Dentária em algumas universidades europeias é mais um dos problemas apontados durante o “meeting”. No entanto, o presidente do NEMD/AAC realça que este não é um entrave para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, já que esta se destaca como “a que mais prática clínica tem no curso de Medicina Dentária na Europa”.

O congresso ocorre este ano em simultâneo com o encontro promovido pela associação Young Dentists Portugal (YDP). Amanhã, dia 5 de março, a YDP lança uma campanha nacional intitulada “Médicos Dentistas: da fama de sultão à realidade de frustração!”. Renato Valente adianta que esta iniciativa tem como objetivo “sensibilizar a opinião pública sobre a situação dos médicos dentistas e recém-licenciados, já que esta continua a ser de que o curso é uma boa aposta, apesar de todos os anos sair um número de dentistas desfasado das necessidades do país”.

76_800x800

Fotografia: D.R.

To Top