Uncategorized

Assembleia Magna leva debate político aos Grelhados

Problemáticas trazidas à mesa são suscetíveis a discussão pela politização do conteúdo. Espera-se uma maior adesão estudantil em relação à sessão anterior. Por Mariana Bessa e Carolina Marques

A Cantina dos Grelhados recebe, hoje, a Assembleia Magna (AM), que constitui o “primeiro teste que a Direção-Geral tem a sério”, segundo o presidente da Mesa da Assembleia Magna (MAM), João Carocha. O debate vai ter início às 20 horas e, entre a questão política, vão ser discutidas ações a desenvolver e outros assuntos. Como a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) “não fez chegar qualquer tipo de documento formal, tudo a ser debatido vai ser proposto pela mesma”, esclarece João Carocha.

Devido à vincada índole política, prevê-se que a adesão seja superior à da AM anterior, “porque o tema é mais propício à discussão e ao interesse das pessoas”, espera o presidente da MAM. A saída da AAC do Movimento Associativo Nacional pode ser um dos assuntos trazidos a debate. Em causa pode estar a reentrada, o afastamento ou a inclusão noutros moldes e a AM “pode ser decisiva neste aspeto”, refere João Carocha.

Ainda que a participação estudantil se anteveja maior, a afluência de estudantes nas Assembleias Magnas é, para o presidente da MAM, “muito preocupante”. Existe um alheamento que se reflete para além das questões políticas, como o não envolvimento em “atividades que a AAC tem para oferecer a nível do desporto, secções culturais e Direção-Geral”, lamenta. Acrescenta ainda que “há muitas pessoas que não fazem a mínima ideia de que as secções existem”.

Segundo uma estimativa otimista de João Carocha, vão estar presentes cerca de 200 pessoas. A DG/AAC “vai apresentar temas interessantes e quer ver as suas propostas aprovadas”, por isso vão procurar informar e mobilizar estudantes, conclui.

IMG_9444

Fotografia: Carlos Almeida

 

To Top