All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Reveladas memórias visuais da Primeira Guerra Mundial

Fotógrafo de Coimbra acompanhou batalhão de Infantaria em La Lys. São agora divulgadas imagens que mostram o quotidiano dos soldados durante a guerra. Por Gabriela Salgado

A antecipar a sua participação no Congresso Internacional Portugal na Grande Guerra, o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes (NCLC) vai apresentar, no dia 17 de fevereiro, o espólio fotográfico que possui, relativo à participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial. A apresentação, a acontecer na Sala Lopes Melo do edifício da Liga é dirigida em especial aos órgãos sociais do Núcleo, mas está aberta à comunidade.

O Núcleo tem na sua posse um conjunto de negativos de vidro tirados por um fotógrafo de Coimbra que acompanhou o Batalhão de Infantaria 23. “Na Primeira Guerra Mundial tinha sido nomeado um fotógrafo de guerra”, como relembra o presidente da direção, João Paulino. O fotógrafo de que aqui se fala “não foi destacado, mas gostava de fotografia e tinha as máquinas para a produzir”, o que não era comum na altura.

As fotografias que aqui se apresentam são apenas parte da coleção do fotógrafo. O espólio completo, que vai ser apresentado de 8 a 10 de março no Congresso, inclui imagens “da Primeira Guerra em La Lys, França”, mas também “fotografias da cidade de Coimbra e algumas fotografias de família”.

O presidente da direção do NCLC considera este património “bastante interessante e importante” e afirma que o objetivo pretendido é o de “divulgar as fotografias à comunidade coimbrã, portuguesa e internacional”. A organização almeja ainda a compilação do espólio fotográfico em livro, com um enquadramento textual das fotografias. “Quando são enquadradas com algo escrito, as imagens têm uma envolvência, uma história, que é mais interessante que as próprias fotografias”, explica João Paulino.

Para além da divulgação, o presidente admite ainda que pretendem, com esta iniciativa, que surjam oportunidades para “que seja feito algo mais com as fotografias”.

Foto Liga 2

Fotografia gentilmente cedida pelo Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top