All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

NEI/AAC promove maratona para criar aplicações

Núcleo de Estudante de Informática visa atingir rede de ’networking’ com aplicações criadas por qualquer pessoa com interesse na área. Por Rita Fonseca

48 horas é o tempo total que os participantes da terceira edição do “Shift APPens” têm para criar uma aplicação móvel ou ‘web’ ou até mesmo um jogo numa versão executável. A maratona decorre entre as 16 horas de sexta, 19, e as de domingo, 21, e resulta de uma parceria entre o Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra (NEI/AAC) e a jeKnowledge, Júnior Empresa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O responsável pela comunicação do NEI/AAC, Filipe Mendes, realça que “o objetivo é criar aplicações úteis e que sejam meritórias”. Os resultados finais vão ser avaliados por um júri após o final do evento, tendo em conta a originalidade, a inovação, a dificuldade técnica e a qualidade final das aplicações desenvolvidas.

O “Shift APPens” pretende “atingir uma rede de ‘networking’”, expressa Filipe Mendes. A ideia passa pela afirmação da iniciativa “como um ‘hackathon’” – uma maratona de programação – “a nível nacional” e não apenas a nível local, como tem sido nas outras edições anteriores.

Para isso, nesta edição “foram abertas inscrições a um público diferente do habitual”. Enquanto que em edições anteriores apenas se podiam inscrever estudantes e pessoas que tivessem terminado os seus cursos há menos de 1 ano, “nesta edição aceitam-se inscrições de pessoas que já estão na área a trabalhar e de entusiastas da criação de aplicações”, explica o responsável pela comunicação do NEI/AAC.

Além da maratona, o Núcleo de Estudantes de Informática tem também programada, para o próximo mês, a realização do Encontro Nacional de Estudantes de Design. Esta iniciativa, inaugurada em Coimbra em 2012, volta agora à cidade para a sua 5ª edição, a acontecer em diversos pontos da cidade.

Fotografia: D.R.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top