All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Música de Coimbra não é só fado

Parceria de dois núcleos de estudantes da AAC dá a conhecer música tradicional de Coimbra, num evento direcionado em particular aos novos estudantes. Por Cristina Pinilla Carrasco e Gabriela Salgado

O evento “Conhecer Coimbra – A Música”, a ter lugar no dia 16 de fevereiro, pelas 19 horas, no Centro Cultural D. Dinis, pretende divulgar a música típica da cidade e pôr os estudantes em contacto com a canção de Coimbra e demais costumes. Esta iniciativa fecha a primeira edição do ciclo de eventos, “Conhecer Coimbra de Alto a Baixo”, a decorrer desde o passado mês de outubro.

O Núcleo de Estudantes de Matemática da Associação Académica de Coimbra (NEMAT/AAC) e o Núcleo de Estudantes do Departamento de Física da AAC (NEDF/AAC) são os promotores do evento. A iniciativa pretende “mostrar aos estudantes de primeiro ano” a música típica de Coimbra, “para que quando for a serenata monumental na Queima das Fitas já conheçam um pouco das tradições”, como afirma Maria Pereira, coordenadora da cultura do NEMAT/AAC.

A mostra de música vai incluir não só fado, como também outros tipos de música tradicional. O evento vai contar com a participação da Estudantina Feminina de Coimbra, da Orquestra Típica e Rancho, do grupo de fados Amanhecer e da Tuna Académica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Maria Pereira considera que a música da cidade dos estudantes transmite um sentimento especial a quem a ouve, já que esta “faz chorar por saudade e lembra o que é estudar em Coimbra” e é algo que “em toda a parte do mundo se consegue identificar com facilidade”. Deste modo, apesar do evento ser dirigido a toda a comunidade estudantil, a coordenadora do NEMAT refere que “visa em particular os primeiranistas e os novos estudantes de programas de mobilidade”, o que reforça a intenção de divulgar a tradição coimbrã.

Centro Cultural Dom Dinis - interior 01

Fotografia: D.R.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top