All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Jogos desenvolvidos na UC estimulam o estudo fora da sala de aula

Equipa multidisciplinar de investigadores da UC cria jogos para motivar o estudo e o raciocínio dos estudantes dos diferentes anos de escolaridade. Por Flávia Alves e Rita Flores

Numa sociedade em que os jovens ocupam grande parte do seu tempo a jogar, o estudo realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) vem promover uma aprendizagem cada mais apelativa e interativa. De forma a dinamizar os métodos tradicionais de ensino, o projeto procura promover uma aprendizagem através de jogos para dispositivos móveis. A coordenadora do grupo, Ana Amélia Carvalho, reforça a ideia de uma “responsabilidade de aprendizagem, que tem sempre uma componente lúdica associada”.

Com financiamento de 67 mil euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto apresenta até agora quatro jogos, cada um focado num ciclo de estudos diferentes, desde o ensino básico ao ensino superior. História, Literatura Portuguesa, Matemática e Ciências da Educação constituem as temáticas desenvolvidas até à data. Porém, o objetivo das aplicações não se prende apenas com os programas curriculares dos diferentes anos de escolaridade. Por exemplo, um dos jogos tem como alvo alunos do 7º ao 12º ano e que pretende desafiar o jogador a resolver quebra-cabeças com um crescente nível de dificuldade.

Ana Amélia Carvalho, também professora catedrática na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), afirma que o objetivo da aplicação subordinado às Ciências da Educação é “motivar os alunos a aprenderem determinados conteúdos sobre a evolução da comunicação humana”. A coordenadora do projeto admite ainda que a “grande diferença a nível pedagógico” é o acompanhamento dos alunos por parte dos professores no jogo e torna-se “muito interessante que os alunos joguem e os professores os desafiem”.

A partir do dia 7 de maio, no 3º Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning, a decorrer na FPCEUC, vão ser disponibilizadas as diferentes aplicações à comunidade estudantil interessada.

FPCEUC-entrada

Fotografia: D.R.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top