All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Coimbra recebe 24 horas ‘non stop’ de engenharia

Portugal concorre há dez anos naquela que é a maior competição de engenharia da Europa. Em 2016 o tema escolhido é o ambiente. Por Sandra Henriques e Rita Portugal

O Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) prepara-se para receber, de 26 a 28 de fevereiro, a fase local da Competição de Engenharia Europeia (EBEC) do BEST (Board of European Students of Technology). O evento conta com a participação de 88 universidades de 32 países e destina-se a estudantes de engenharias e ciências. O concurso funciona em pirâmide: começa nas fases locais, passa pela nacional e culmina com a europeia.

Para os concorrentes, ganhar o desafio local representa ter acesso direto à fase nacional, o que dá ao aluno visibilidade e “reconhecimento por parte das empresas associadas ao BEST, que terão acesso aos currículos dos vencedores”, declara a organizadora do evento, Sara Anjo. A fase nacional entre as Universidades do Porto, Coimbra, Aveiro e Lisboa realiza-se em abril, na UC, e a fase final europeia concretiza-se em Belgrado, na Sérvia, no mês de agosto.

“Todos os anos é nomeado um tema diferente”, explica Sara Anjo, e “tenta-se sempre escolher problemas da atualidade”. O deste ano é o meio ambiente e conta com o apoio da Quercus, uma associação nacional de preservação da natureza. O objetivo é, através da prática, desenvolver capacidades como a criatividade e a imaginação, bem como incentivar a criação coletiva. Os estudantes podem concorrer em equipas de quatro elementos e escolher uma das seguintes categorias: ‘Case Study’, uma abordagem teórica a um problema proposto e ‘Team Design’, um exercício prático que visa a construção de um protótipo.

O evento começa às 17 horas desta sexta-feira, com ‘workshops’ seguidos da sessão de abertura e continua sem parar até à cerimónia de entrega de prémios, a decorrer no final da tarde de domingo.

dec

Fotografia: D.R.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top