All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Teatro da Cerca traz a palco romance de Kafka

A obra do escritor checo é adaptada em “Os desaparecidos”, uma peça multilingue que aborda o atual fenómeno da migração. Por João Ruivo

Num tempo pautado por um ritmo frenético nas relações intra e intercontinentais, entra em cena “Os desaparecidos”. A peça, com parceria luso-alemã, tem exibição única amanhã, pelas 21h30, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB).

O espetáculo constitui uma coprodução entre a Companhia de Teatro de Braga e as alemãs O-Team e a Pathos Munchen, de Munique. Segundo Pedro Rodrigues, produtor d’A Escola da Noite, “o espetáculo relata a história e vicissitudes de um emigrante alemão”, que, no início do século XX, procura pelos EUA não só uma profissão, mas também liberdade e paz interior.

Pedro Rodrigues afirma que “estamos perante o menos conhecido de três romances de Franz Kafka, comparando com ‘A Metamorfose’ ou ‘O Processo’”. O produtor acrescenta que, “como se trata de um autor checo com interesse mundial, esta obra foi traduzida para português como ‘Amerika’ ou ‘O Desaparecido’ e a sua publicação data de 1927”.

A multiplicidade linguística é ressalvada por Pedro Rodrigues dado que se trata de um “espetáculo particular, com um elenco internacional, coexistindo quatro línguas em cena, português, alemão, ucraniano e inglês”. Para que qualquer espectador possa entender o que está a ser dito em palco, “é apresentada, em simultâneo, toda a legendagem, para que o espetáculo seja entendido tanto na Alemanha como em Portugal”, explica o produtor.

Esta peça destina-se ao público jovem e adulto. Pedro Rodrigues considera que “pode existir um interesse particular por parte dos amantes de Kafka, de literatura e ainda de docentes e estudantes de alemão.”

Na próxima semana, da programação do TCSB, faz parte uma reposição do espetáculo “A Canoa”, outra produção d’A Escola da Noite.

osdesaparecidos01

Fotografia gentilmente cedida pel’A Escola da Noite

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top