Ciência & Tecnologia

“Cultura, Ciência e Culto” divulgam património do século XVI

Através de palestras e exposições, o ciclo de eventos destaca a importância cultural e científica do trabalho dos jesuítas. Evento serve como antecâmara de exposição a realizar no final do ano. Por Philippe Alexandre Baptista

Para dar a conhecer o Colégio de Jesus, parte de um património histórico da cidade, que data do século XVI, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC), em conjunto com o Arquivo e a Biblioteca Geral da UC, vai dinamizar o ciclo “Cultura, Ciência e Culto”. A inauguração do evento está marcada para o dia 26 de janeiro, com a abertura de uma exposição documental sobre o tema do ciclo.

A primeira conferência é dada a 27, no Anfiteatro do Laboratório Chímico, por Rui Lobo, docente do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. A par da palestra, o docente vai guiar “uma visita que vai mostrar como os edifícios sobreviveram nos séculos após a expulsão dos jesuítas e como é que as funções foram sendo adaptadas desde a residências universitárias a hospitais”, começa por explicar Teresa Girão, bolseira do MCUC.

Com final previsto para 15 de junho, está agendada uma conferência por mês. Segundo Teresa Girão, “o ciclo traz vários especialistas em temas desde artes e ciências, ao culto da fé cristã”. Há um vínculo que interliga as três áreas, conforme elucida a bolseira: “embora as missões dos jesuítas tivessem como objetivo principal a propagação da fé cristã, também contribuíram para despertar o interesse e divulgar a ciência e cultura europeias”.

O público-alvo desta série de eventos é a “comunidade em geral, não exclusivamente a académica”, afirma Teresa Girão. Para explicar este objetivo de atrair um público diverso, esclarece que o ciclo “não é apenas relativo ao culto, mas há também aspetos de arte e de arquitetura”.

O ciclo “Cultura, Ciência e Culto” tem uma finalidade específica para a UC. “A ideia deste evento é preparar a população para a exposição ‘Visto de Coimbra’, a realizar no final do ano, dedicada ao tema do Colégio de Jesus e às suas missões na Ásia, na África e no Brasil”, conclui Teresa Girão.

ColJesus

Fotografia: D.R.

To Top