All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Teatro Meridional apresenta ”Mar me quer” no TCSB

Adaptação de romance de Mia Couto volta à cena em Coimbra através da companhia lisboeta. Peça faz parte do encerrar dos 725 anos da UC. Por Alexandre Gouveia e João Ruivo

Numa época em que se fala do aumento da esperança média de vida, regressa-se ao romance “Mar Me Quer”. A obra de um dos mais consagrados escritores moçambicanos vai estar em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), no próximo dia 3, num espetáculo “sobre a capacidade de sonhar e o amor na terceira idade”, segundo Miguel Seabra, co-director artístico do Teatro Meridional (TM).

A peça subiu a palco, pela primeira vez, em 2001, encenada pelo próprio Miguel Seabra. A atual revisitação tem encenação de Natália Luíza, numa adaptação conjunta com Mia Couto, e conta com os atores Cucha Carvalheiro, Alberto Magassela e Daniel Martinho. “Mar me quer” é uma peça onde predominam, do ponto de vista criativo, “diferenças de linguagem cénica” e “as palavras são tratadas de uma forma deliciosa”, refere o co-diretor artístico do TM.

A encenação literária faz parte do programa cultural do Congresso Internacional “Língua Portuguesa: uma língua de futuro”, que encerra as comemorações dos 725 anos da Universidade de Coimbra. A ponte entre a peça e a efeméride deve-se a ser “um espetáculo que, através do tema e da qualidade da interpretação, é um espaço de união entre os homens, em ligação poeticamente direta ao facto da universidade ser um polo de agregação, não só de conhecimento mas também de união entre as pessoas”, conclui Miguel Seabra.

A adaptação do Teatro Meridional está em palco apenas um só dia. Os espectadores podem vê-la a partir das 21h30, no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Mar me quer 01

Fotografia gentilmente cedida pelo Teatro da Cerca de São Bernardo

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top