Cidade

Paulo José Miranda encerra atividades de “A Prenda a Dar Livros”

Primeiro vencedor do Prémio Literário José Saramago é convidado da editora Alma Azul. Evento serve para premiar livro para “pessoas que gostam de pensar”. Por Fábio Lucindo e Mariana Saraiva

O escritor português Paulo José Miranda é presença confirmada e vai estar amanhã, pelas 17 horas, na Galeria de Santa Clara, para, com Rui Amado, comentar seu livro “A Máquina do Mundo”, vencedor do prémio Ciranda 2015. “A Prenda a Dar Livros” é um programa cultural desenvolvido pela editora, que permite ao público adquirir livros a preços mais acessíveis, enquanto divulga obras de autores portugueses e estrangeiros.

Segundo Elsa Ligeiro, responsável da editora Alma Azul, que promove o evento, “A Máquina Do Mundo” “é um texto que requer alguma inteligência e acuidade, um despertar de consciência”. A responsável considera que o público presente vai ter a oportunidade de passar a tarde numa conversa informal e interessante com o autor, sobre “um livro dirigido a pessoas que gostam de pensar”.

Paulo José Miranda nasceu em Paio Pires, no Seixal, em 1965. Começou por publicar poesia em 1997 e expandiu a sua produção para outros géneros literários, como prosa e textos teatrais. Hoje em dia vive no Brasil e considera que o público em geral anda afastado da literatura. Como tal, acredita que “todas as iniciativas que aproximem autores de leitores devem ser cada vez mais apoiadas”.

A relação entre o autor e Elsa Ligeiro é antiga e ambos concordam que a literatura está a ser cada vez menos valorizada, até mesmo desvirtuada. Assim, é necessário esforço para estimular o público a “separar o trigo do joio”, visto que hoje em dia “publica quem tem dinheiro”.

A editora Alma Azul é uma condutora de atividades culturais e pretende ser uma mediadora entre bons autores que produzem “arte sem grandes concessões” a encontrar e formar bons leitores, conclui Elsa Ligeiro.

Paulo J Miranda - Fotografia

Fotografia gentilmente cedida pela Alma Azul

To Top