All for Joomla All for Webmasters
Desporto

Judo da AAC alcança medalha de prata no Torneio Internacional e sétimo lugar em Campeonato da Europa de Judo para Cegos e Baixa Visão

Francisco Mendes e Henrique Sousa têm treinado para alcançar o primeiro lugar . Apesar de não terem conseguido medalhas de ouro, saíram premiados das competições e atingiram as expectativas da equipa. Por Rita Espassandim

A Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) participou em dois campeonatos: o Torneio Internacional em Santiago Ojeda, no passado sábado dia 28 e o Campeonato da Europa de Judo para Cegos e Baixa Visão, que decorreu nos dias 26 a 29. Francisco Mendes alcançou a medalha de prata e Henrique Sousa conseguiu o sétimo lugar, respetivamente.

A presidente da SJ/AAC, Ana Sousa, declara que os resultados de Francisco Mendes eram esperados, “fez uma época muito positiva, com participação no Campeonato da Europa e no Festival Olímpico da Juventude e, numa fase de menos competição, teve um resultado excelente”. Já Henrique Sousa, único atleta a poder participar em competições paralímpicas, teve um resultado expectável devido  ao  seu nível  de treino.

Os atletas treinam de forma regular para este tipo de competições e Francisco Mendes afirma que  chegou a treinar “bidiariamente, duas horas e meia, quatro, dependendo dos dias”. O judoca diz que alcançar o segundo lugar foi positivo, dado que   “é sempre bom subir ao pódio e representar Portugal e Coimbra”.

As maiores dificuldades que estes dois desportistas enfrentam são, no caso de Henrique Sousa, as diferenças de treino, uma vez  que “ não costuma treinar com parceiros  por ter regras diferentes do habitual”. Todavia,  nos “últimos tempos tem sido feita uma adaptação que tem tido bons resultados”, declara a presidente. Já no caso de Francisco Mendes, a maior barreira é encontrar “parceiros de alto nível para treinar”.   “Apesar de existir um excelente tapete, nem sempre é fácil arranjar pares para ele”, aponta. O atleta garante que daqui para a frente vai dar sempre o seu melhor e “sair satisfeito dos treinos”.

O Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão é a competição mais importante do calendário de Judo adaptado e a primeira prova internacional da modalidade paralímpica que se cumpre em Portugal. Já o Campeonato da Europa de Judo contou este ano com 109 atletas de 18 nacionalidades e realizou a sua 15ª edição.

Até ao momento não foi possível recolher declarações  junto do atleta Henrique Sousa.

Judo_AAC

Fotografia gentilmente cedida pela Secção de Judo da AAC

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top