Desporto

Estudante da UC galardoado em campeonato europeu de natação

A caminho dos Jogos Olímpicos de 2016, Diogo Carvalho tem tido um percurso medalhado na natação, a nível nacional e internacional. Por Rita Fonseca e Gabriela Salgado

Diogo Carvalho, atleta do clube Galitos de Aveiro e estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, conquistou a medalha de bronze nos 200 metros estilos, no Campeonato da Europa de Netanya, Israel. Ao alcançar duas finais, teve a sua melhor prestação nos europeus e ficou a um centésimo de segundo de renovar o seu recorde nacional. A prova medalhada consiste em nadar 50 metros de cada estilo (mariposa, costas, bruços e crawl) e exige “grande preparação física e muita concentração mental”, qualidades que o atleta reúne, segundo o presidente do clube, António Granjeia.

O estudante de Ílhavo aprendeu a nadar no Galitos, onde evoluiu ao longo de um percurso consistente, sempre acompanhado pelo mesmo treinador e fiel às suas origens. António Granjeia refere que o atleta “foi atingindo todos os patamares, desde chegar à seleção regional, depois à nacional, a recordes regionais, nacionais e do clube”. Aponta ainda que o atleta “tem qualidades físicas invulgares para a natação e por isso é que ele é tão bom a nível nacional e internacional”, o que o destaca como “o melhor atleta português de sempre na natação”.

O presidente reforça que “é evidente que o Diogo é muito importante na atratividade e na motivação de outros jovens atletas”, visto continuar a participar em todas as atividades do Galitos. Foi o primeiro atleta do clube a obter o recorde nacional, o que sublinha o papel decisivo que tem na prestação da equipa, que soma agora mais recordes de outros atletas.

Após já ter marcado presença nos Jogos Olímpicos de 2008 e de 2012, Diogo Carvalho prepara-se agora para participar no Rio de Janeiro em 2016 e para o Campeonato Europeu de Natação, em Londres.

diogo-carvalho

Fotografia gentilmente cedida pela UC

 

To Top