All for Joomla All for Webmasters
Uncategorized

Ateneu de Coimbra celebra 75 anos de história e estórias

Criada em 1940 para dar resposta a uma necessidade cultural e social, a associação pretende continuar a reafirmar as suas origens. Por Rita Flores e Sandra Henriques

 “Agitar as águas” e mostrar que está vivo são dois dos motes dos 75 anos do Ateneu de Coimbra, de acordo com o seu presidente, João Freitas Duarte. A associação cultural celebrou ontem, 1, o seu aniversário. No entanto, as comemorações já se iniciaram em outubro e continuam com exposições, concertos e conferências. Nesta ocasião reforça-se ainda a ligação à cidade e permanecem “as portas abertas das diversas secções, sem qualquer discriminação etária”, acrescenta o presidente.

Na programação destaca-se o dia 5 de dezembro com um espetáculo no Teatro Académico de Gil Vicente, que vai contar com Macadame e Tuna Souselense na primeira parte. Já a segunda está a cargo do artista Sérgio Godinho, tal como aconteceu na comemoração dos 65 anos da associação. Escolhido não só pela sua “ligação de ideais e forma de estar na sociedade” mas também por ser um antigo frequentador do Ateneu, aponta Tiago Jerónimo, membro da direção do Ateneu.

“Histórias do Ateneu”, uma conferência a realizar-se no Teatro da Cerca de São Bernardo, no dia 16 de dezembro, conta “com testemunhos de antigos associados e histórias interessantes sobre o Ateneu e resistência antifascista”, explica Tiago Jerónimo. Foi durante o regime fascista que surgiu a associação, “como resposta a um conjunto de necessidades da população operária da Sé Velha e como meio de realização e produção cultural, uma vez que na época a cultura estava restrita a uma pequena elite da sociedade”, anota.

Hoje o Ateneu continua a sua atividade cultural, com a secção de fotografia, o teatro de fantoches nas escolas, a realização de jogos de damas e ainda várias atividades em parceria com diferentes entidades culturais e académicas da cidade. Outra vertente forte da associação é a “atividade de solidariedade social” com o Centro de Dia e o apoio domiciliário que procura dar assistência aos idosos da Alta.

IMG_8097-cópia

Fotografia: Arquivo

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top