Desporto

AAC com resultados positivos nas Primeiras Jornadas de acesso aos CNU 2016

Andebol, Basquetebol, Rugby, Voleibol, Futsal feminino e Natação com boas prestações. Ambição da AAC passa por levar o máximo de equipas ao campeonato nacional. Por João Ruivo

Este fim-de-semana tiveram lugar as primeiras Jornadas Concentradas do Desporto Universitário nas Modalidades Coletivas de acesso aos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de 2016. A participação de diversas secções desportivas da Associação Académica de Coimbra (AAC) teve um resultado positivo. Os estudantes e respetivas equipas técnicas saíram satisfeitas com o seu desempenho.

No Andebol, as equipas feminina e masculina passaram para as segundas Jornadas Concentradas em primeiro lugar. Basquetebol, Rugby, Voleibol e Futsal feminino são vitórias que, segundo João Carocha, vice-presidente da Direcção Geral da AAC (DG/AAC) e responsável pela área do Desporto, “espelham a dinâmica das secções de desporto universitário”. Já o Futsal masculino está em 4º lugar e o apuramento pode ser um maior desafio, segundo João Carocha.

Na Natação de Pista Curta foi arrecadado um segundo lugar. Uma prova que ficou marcada pela ausência de Diogo Carvalho, um dos melhores atletas, que não participou por estar em Israel, onde obteve a medalha de bronze. O vice-presidente da DG/AAC considera ser necessário haver um maior cuidado por parte da Federação Académica do Desporto Universitário, no que diz respeito às datas, para “evitar a sobreposição de competições bastante importantes”, como foi o caso do atleta.

O acesso às segundas Jornadas Concentradas está garantido. Possíveis empates nessa fase podem levar a uma situação de ‘playoff’ (desempate por eliminatórias) e o acesso à fase final vai depender desses resultados. João Carocha revela ambicionar ter o máximo de equipas possíveis nos CNU 2016.

O desporto universitário é essencial para formar um “bom modelo de estudante”. O responsável pela área desportiva da DG/AAC sublinha que a AAC é uma estrutura “que consegue oferecer vários tipos de enquadramento desportivo aos estudantes, queiram eles fazer uma modalidade no desporto federado, irregular, ou no desporto universitário”.

As segundas Jornadas Concentradas começam no próximo dia 3 de março e acabam a 11. As fases finais têm início no dia 15 do mesmo mês, a decorrer em Lisboa.

cnu

Fotografia: FADU

To Top