All for Joomla All for Webmasters
Uncategorized

Ver a luz sob um olhar diferente

“À Volta da Luz” pretende propor abordagens diferentes à forma como a luz é percecionada, através de um dia de palestras que contam com oradores em áreas relacionadas com o tema. Esta é uma das últimas iniciativas a realizar este ano no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz. Por Carolina Farinha e João Pimentel

Decretado pelas Nações Unidas, 2015 é o Ano Internacional da Luz. “À Volta da Luz” é mais um dos eventos a realizar neste âmbito, que toma lugar no auditório Laginha Serafim, no dia 2 de dezembro. António Gomes Martins, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e coordenador da iniciativa revela a existência de um elevado número de docentes universitários ligados à área de energia e sustentabilidade. Por essa razão, tornou-se relevante “dar uma contribuição coletiva para que a temática da energia para a sustentabilidade tenha a sua contribuição específica para a comemoração e que, de forma acessória, aumente a sensibilização da comunidade universitária e em geral para o tema do desenvolvimento sustentável”.

O colóquio aborda quatro enfoques principais que são “Conversões e evoluções”, “Iluminação no espaço interior”, “Iluminação no espaço público” e “Luz e utilizações não convencionais”, contando, para isso, com oradores especialistas em áreas tão dispersas como a Medicina, Engenharia Eletrotécnica, Ciências e Arquitetura. O docente adianta que existem “alguns nomes conhecidos como moderadores, por exemplo Carlos Fiolhais e Eugénia Cunha”.

Ao tratar-se de um “tema de interesse transversal”, o coordenador declara que se procurou “fazer uma divulgação suficientemente ampla”, já que “é uma conferência que procura ser de difusão e não tem um público que pretende atingir”. É esperado que a audiência fique “com uma perceção de uma multiplicidade de perspetivas segundo as quais a luz pode ser encarada”, explica António Gomes Martins. A luz influencia a biodiversidade existente no planeta e a forma como as pessoas a percecionam no exterior e no interior de construções humanas.

A par da conferência é possível visitar a exposição homónima, a decorrer no mesmo dia, no Centro Cirúrgico de Coimbra. Esta centra-se “na forma como o ser humano perceciona a luz e todas as suas manifestações, segundo um foco bem específico e particular, que é o olho humano”, acrescenta António Gomes Martins.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top