All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Universitários aliam-se à luta contra o cancro

Peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro inicia-se esta sexta-feira. Entre os voluntários estão estudantes das instituições de Ensino Superior da cidade. Por Pedro Silva

A principal forma de angariação de fundos da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é o peditório nacional, que tem acontecido uma vez por ano. A edição de 2015 começa amanhã e estende-se até 2 de novembro, em todos os distritos do país. Em Coimbra, cerca de 350 voluntários, entre eles estudantes da Universidade de Coimbra, vão estar distribuídos por locais como igrejas, cemitérios ou centro comerciais.

A iniciativa assume uma importância vital no funcionamento da organização, pois é a principal via de entrada de apoios monetários da LPCC. São estes os fundos que a liga usa para financiar a alimentação, o alojamento e o restante “apoio social aos doentes oncológicos desfavorecidos e em carência económica”, como adianta Miguel Pina, coordenador do Núcleo Regional do Centro da Liga.

O coordenador sublinha a relevância deste peditório, não só na angariação de fundos, como também na divulgação de informação relacionada com a doença. Afirma também que é responsabilidade da LPCC dar a conhecer e sensibilizar a sociedade para factores de risco relacionados com problemas oncológicos “como o tabagismo e a exposição solar excessiva”.

Ao longo dos últimos anos, as contribuições conseguidas no peditório têm vindo a crescer. Segundo Miguel Pina, este crescimento deve-se, em parte, à “adesão de jovens, sobretudo universitários, que se voluntariam para ajudar a Liga durante estes quatro dias”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top