Cultura

Sofás, bebidas quentes e concertos na Galeria Santa Clara

Segunda edição de evento musical pretende aproximar artistas e público num ambiente acolhedor e íntimo. Por Rita Espassandim

A partir de amanhã, 24 de outubro o ciclo de concertos murmürando está de regresso à Galeria Santa Clara. Este projeto surgiu após um desafio proposto à Murmürio Booking para que programasse uma série de concertos no espaço, no âmbito da comemoração do 22º aniversário da Galeria. “O objetivo é aproveitar as potencialidades da Galeria enquanto sala para receber concertos de pequena escala, que sejam íntimos e acolhedores, tal como tentamos que o espaço seja”, afirma Joana Marques, colaboradora da iniciativa.

Após o ‘feedback’ positivo do primeiro ciclo, a preparação do segundo foi imediata. Joana Marques diz que apesar de uns “concertos terem tido mais adesão do que outros”, quem esteve presente “ficou satisfeito e com vontade de voltar”. Mas não foi apenas o público a ficar feliz com o projeto: “todos os músicos se mostraram muito agradados com as condições e o ambiente da sala, o que é sempre um grande estímulo.” Assim, e também de modo a dar a conhecer novos artistas e a dinamizar a cidade de Coimbra, a segunda edição do projeto foi posta em prática.

Sendo este projeto recente, optaram por não lhe fazer grandes alterações. O espaço e os artistas são os elementos caracterizadores do evento e que o diferenciam de tantos outros. “Existe uma grande proximidade entre o público e os artistas e faz-se sentir um enorme à vontade na sala”, afirma a colaboradora, referindo ainda que “é a conjugação entre as escolhas adequadas da programação e o espaço que acolhe os concertos que faz com que este projeto se torne diferente.” Joana Marques confessa terem juntado ao espaço íntimo “o quentinho da salamandra ao conforto dos sofás e uma bebida quente”.

Erica Buettner inicia o segundo ciclo deste projeto amanhã pelas 21h45. Nos meses de novembro e dezembro nomes como Birds are Indie, Bruta e Sandy KilPatrick são as vozes a atuar. “Quem vem a um Ciclo murmürando sabe que, além do apelo musical de projetos que privilegiam o contato próximo com o público, estará num sítio agradável antes, durante e depois do concerto”, declara a colaboradora Joana Marques.

O programa conta com colaboradores como a Cultur’ArteMag e a Rádio Universidade de Coimbra. A Murmürio Booking convida projetos que integram o seu coletivo, bem como outros que sejam considerados pertinentes e com qualidade. A diversidade é um objetivo a ter em conta, mantendo uma sonoridade adaptada ao conceito.

Murmurando 2

Fotografia: Magalí Zaslabsky

To Top