All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Quarenta anos de engenharia civil festejados com eventos em Coimbra

A comemoração inclui um programa à volta dos quarenta anos dos primeiros licenciados do curso e da importância que a engenharia civil e do ambiente têm sobre a sociedade actual. Por Philippe Alexandre Baptista

Até dezembro, a cidade de Coimbra vai comemorar os quarenta anos dos primeiros licenciados do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Os eventos comportam, entre outras atividades, palestras ambulantes, debates e jantares.

Já no próximo sábado, dia 10 de outubro, tem início às 11 horas uma palestra itinerante na Porta Férrea. Dada pelo professor Raimundo Mendes Da Silva, esta conferência incide sobre o relacionamento da Engenharia Civil e do Ambiente com o Património Histórico da Cidade de Coimbra. A atividade inclui ainda um passeio no Paço das Escolas e uma visita às obras de requalificação do Colégio da Trindade. Segundo o subdiretor do DEC, António Pedro, “a palestra e os outros eventos inserem-se precisamente no âmbito da recordação destes 40 anos em que formámos engenheiros”. O objetivo das atividades é mostrar a profissão para que se perceba como é que as engenharias civil e do ambiente estão presentes no dia-a-dia da cidade.

A comemoração inscreve-se no passado para pensar o futuro. Embora se celebre quarenta anos de diplomas e diplomados, este evento tem também um projeto educativo. “A ideia é aprendermos sempre com o que foi feito no passado e com o que resultou bem”, como explica o professor António Pedro. “E isto insere-se naquilo que perspectivamos para o futuro”, continua, dando o exemplo das obras de requalificação no Colégio de Trindade, em que se complementa, com técnicas novas, uma construção que foi feita no passado.

Os eventos acontecem até dia 19 de dezembro em partes diversas de Coimbra. Um dos destaques é um debate nacional, cujo assunto é o papel que a engenharia civil tem na sociedade actual, tem lugar a 6 de Novembro. Mais tarde, no dia 11 de dezembro, vai ser dada uma palestra da Ordem dos Engenheiros sobre os quarenta anos de licenciados. Para acabar estes três meses de comemorações, há ainda um jantar de confraternização e uma homenagem aos primeiros licenciados.pateo das escolas

Fotografia: Arquivo

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top