Ensino Superior

Primeira Assembleia Magna marcada por alterações no regulamento eleitoral

Calendarização das eleições, modificações do regulamento eleitoral e balanço do mandato foram alguns dos assuntos debatidos. Por Fábio Lucindo

 A primeira Assembleia Magna (AM) do ano letivo 2015/2016 ocorreu ontem, 26 de outubro, na Cantina dos Grelhados. O objetivo principal foi discutir o regulamento eleitoral que agendou as eleições para 23 e 24 de novembro.

O atual presidente da Direção-Geral da AAC (DG/AAC), Bruno Matias, discursou sobre a Festa das Latas e Imposição das Insígnias e destacou a sua sustentabilidade financeira e o seu valor social. Para além disto, fez um balanço do seu mandato e esclareceu algumas questões feitas por estudantes em relação à postura da Academia de Coimbra perante o novo governo. “Sofremos uma pressão para exigir um Orçamento do Estado [OE] mais protetor e com mais financiamento, que rejeitamos porque neste momento não há governo”, clarificou o presidente da DG/AAC.

Os estudantes mostraram-se insatisfeitos com a resposta e questionaram novamente o presidente. Bruno Matias respondeu que “ainda não se sabe se vai existir um OE para 2016”. Todavia, o presidente comprometeu-se que “quando existir um governo que tenha aprovação na Assembleia da República, a DG/AAC pretende marcar de imediato uma AM”, para se discutir uma forma de pressionar o governo por um orçamento maior para o ensino superior.

Depois de votadas as diversas alterações no regulamento eleitoral da AAC, o presidente mostrou-se otimista e satisfeito com os resultados da primeira AM.

Por fim, em entrevista ao Jornal A Cabra, Bruno Matias analisou o seu mandato, que acaba já em janeiro. “Fizemos uma grande reforma administrativa que foi fundamental para garantir a redução do passivo e a reestruturação financeira”, refere o presidente. Em jeito de balanço, Bruno Matias admite ainda que “no geral o resultado é bastante positivo” e afirma estar satisfeito com o seu mandato. Na opinião do presidente, o objetivo de credibilizar a AAC foi cumprido.

To Top