All for Joomla All for Webmasters
Cultura

IX Encontros Internacionais da Guitarra destacam Fado De Coimbra

A nova edição do certame musical reúne nomes destacados do programa nacional e internacional e junta-lhes a sonoridade lusófona de Moçambique e Cabo Verde. Por Rita Moreira

Têm início hoje, pelas 21h30, os IX Encontros Internacionais de Guitarra, no Pavilhão Centro de Portugal. Com organização da Orquestra Clássica do Centro (OCC), a iniciativa continua até ao dia 25 de outubro. A presidente da direção da OCC, Emília Cabral Martins, começa por referir que “há nove anos que estes encontros decorrem durante o mês de outubro”, facto que tem contribuído para a fidelização do público.

Hoje à noite, o guitarrista Dejan Ivanovic interpreta, entre outras, obras de Sebastian Bach e algumas composições de música turca. Dia 17, especialmente dedicado à canção de Coimbra, celebram-se os 50 anos da gravação do disco “Fados From Coimbra – Coimbra Quartet”.

A presidente da direção da OCC, Emília Cabral Martins, relembra a colaboração mantida com Cabo Verde e Moçambique, bem como “o papel da guitarra na música de ambos os países”. Em julho deste ano, o atual ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio, para além de ter visitado Coimbra, “esteve no nosso espaço e interpretou um tema com a OCC”.

A nona edição encerra, no dia 25 de outubro, com o concerto “Ópera e Guitarra: um encontro improvável”, a cargo da OCC, acompanhada por solistas, coro e pela guitarra portuguesa de Ricardo Silva. “Este é um encontro diferente que vai deixar uma marca muito especial”, salienta Emília Martins.

A presidente da direção da OCC considera que este tipo de espetáculos é também dirigido ao público universitário. Relembra ainda que “os estudantes usufruem “existem descontos” para este público, que aqui pode conhecer e valorizar mais a guitarra portuguesa e o fado de Coimbra.

Murmurando 3

Fotografia: Magalí Zaslabsky

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top