All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Dia Aberto marca regresso das atividades no Exploratório de Coimbra

Após dois meses e meio fechado para reformas e reestruturação administrativa, o Exploratório volta a funcionar dia 18 com atrações interativas e cinema 360°. Por Fábio Lucindo 

No próximo domingo, 18 de outubro, entre as 10 e as 18 horas, o Exploratório Infante D. Henrique (EIDH) irá reabrir ao público com um conjunto de iniciativas gratuitas. Entre as atividades, conta-se a nova exposição sobre saúde do corpo e a possibilidade de assistir à projeção de filmes em 360°.

O Dia Aberto visa estimular o número de visitantes, assim como chamar a atenção para a própria reinauguração. Segundo Paulo Trincão, o novo diretor do EIDH, “o exploratório não é, contrariamente ao que muita gente pensa, um espaço só para crianças, é um espaço para todos os públicos. Todos serão muito bem vindos”. É com essa ideia em mente que a nova administração busca oferecer entretenimento e conhecimento para todas as idades.

Na exposição interativa “Em Forma com a Ciência”, com visitas orientadas previstas para as 11h30 e 16 horas, o público pode percorrer alamedas que representam os principais sistemas do corpo humano e aprender algumas curiosidades sobre o seu funcionamento. A praça central dessa área, de mais de 1000 metros quadrados, foi transformada num enorme cérebro humano onde as pessoas podem descansar e divertir-se.

Além da exposição, a reabertura do exploratório é marcada pela inauguração do Hemisférium, uma cúpula de nove metros de altura, na qual filmes são projetados em 360 graus, o que proporciona uma experiência única de interatividade. No dia 18 é projectado o filme “A menina que caminhava ao contrário” às 10h30, 12h30, 15h00 e 17h00. O diretor do EIDH adianta é “um filme que trata sobre a existência de pontos de vista diferentes”, e que essas diferenças podem mudar a realidade.

Em seguida, a programação do espaço continua a apresentar novidades temáticas. A 31, dia de Halloween, é exibido o filme “A Noite do Vampiro”, à meia noite. No dia 24 de novembro há a exibição de um filme sobre Charles Darwin e, em janeiro, outro sobre Escher. “Optámos por não estrear todos ao mesmo tempo , mas com regularidade”, explica Paulo Trincão.

O diretor do espaço conclui ainda que “uma vinda ou duas ao exploratório não dá minimamente para conhecer os conteúdos, porque são interativos e o visitante tem de dedicar um pouco de tempo e atenção para tirar proveito deles”.

O Exploratório Infante D. Henrique situa-se na margem esquerda do Parque Verde do Mondego e está aberto a partir deste domingo.

Exploratório_-_Centro_Ciência_Viva_de_Coimbra

Fotografia: DR

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top