Ciência & Tecnologia

Desmitificar o cancro

Na sua sétima edição, o projeto des.LIGA o MITO pretende fornecer mais informação aos estudantes para a prevenção do cancro e promover a literacia na área oncológica. Por Rita Fonseca

A Festa das Latas de 2015 conta novamente com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a Associação Académica de Coimbra e com o Instituto Universitário Justiça e Paz. Em relação a edições anteriores do projeto des.LIGA o MITO, este ano existem alterações nas questões de sensibilização colocadas aos estudantes, que pretendem dar mais informação acerca da doença oncológica e promover a literacia nesta área. Modificaram-se, ainda, as pistas do Peddy Paper, realizado ontem, 12, de modo tornar a atividade um pouco diferente, de ano para ano.

De acordo com Tiago Paredes, responsável da Unidade de Formação do Núcleo Regional do Centro da LPCC, o propósito desta parceria foi “criar um departamento de Educação para a Saúde, com o objetivo de atuar ao nível da civilização dos estudantes universitários para a prevenção do cancro e para os factores de risco e formas de os evitar”. Este departamento “é formado por estudantes voluntários que representam as oito faculdades da Universidade de Coimbra”, afirma o responsável. Segundo Tiago Paredes, “a incidência da doença oncológica está a aumentar em Portugal e em todo o mundo, devido aos estilos de vida”, uma taxa de ocorrência que o projeto des.LIGA pretende diminuir.

A iniciativa teve origem em 2011, sendo esta a sétima edição. O Peddy Paper decorrido ontem pretendeu alertar a população para os riscos recorrentes – álcool, tabagismo, comportamentos sexuais de risco e hábitos alimentares pouco saudáveis – nas épocas festivas.

Com Cristina Furtado

To Top