All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Aprender a fazer rádio com a RUC

Os três cursos visam à formação em áreas ligadas do meio radiofónico e destinam-se a todos os que mostrem interesse em aprender ou aprofundar conhecimentos neste campo. Por Carolina Farinha

Estão abertas, até dia 30 de outubro, as inscrições para os cursos de formação promovidos pela Rádio Universidade de Coimbra (RUC), com a duração de um ano. À semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, há uma aposta no ensino radiofónico em três áreas distintas: a Locução e Realização, a Informação e a Técnica da Radiodifusão. Os interessados em participar não necessitam de ter conhecimentos prévios sobre o universo da rádio, apenas vontade de aprender, já que “é uma oportunidade rara de poder fazer informação e jornalismo numa rádio a sério”, assegura Guilherme Queirós, presidente da RUC.

O curso de Locução e Realização “permite que as pessoas aprendam a fazer um programa do início ao fim, a preparar a ‘playlist’, a falar para o microfone, a saber a informação que devem dar, como a devem dar, como fazer entrevistas, rubricas e crónicas”, explica o presidente. Já o curso de Informação “é mais virado para o jornalismo radiofónico, que é o responsável por todos os conteúdos informativos da RUC”, acrescenta Guilherme Queirós. Por último, o curso de Técnica de Radiodifusão destina-se a quem prefere “estar nos bastidores da rádio”.

Para os formandos, é uma oportunidade de adquirir não só “conhecimentos práticos de saber fazer rádio e de perder o medo de falar em público”, como afirma o presidente, mas também “competências sociais e um sentido de compromisso”.

Com data de início prevista para o mês de dezembro, os cursos são compostos por uma componente teórico-prática, que durará até fevereiro ou março do próximo ano, seguida de uma “vertente prática de crónicas e trabalho de redação”, declara Guilherme Queirós. Termina com o estágio que terá início em julho e fim previsto para outubro.

A todos os interessados em entrar no mundo da rádio, o presidente assegura que “a RUC dá-nos a oportunidade de ser grandes sendo pequeninos”.

RUC - Carolina farinha2

Fotografia: Carolina Farinha

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top