All for Joomla All for Webmasters
Cidade

APCC abre em Coimbra a primeira Bocciateca do país

APCC ganha prémio BPI Séniores e consegue promover e estimular a prática da modalidade desportiva boccia para idosos e pessoas com dificuldades motoras. Por Andreia Martins e Rita Espassandim

O projeto da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra foi um dos destacados entre as 713 candidaturas à terceira edição do Prémio BPI Séniores e faz assim “nascer” a primeira Bocciateca do país, um centro de recursos para o boccia e para o desenvolvimento de um programa de atividades desportivas. A prática da modalidade terá lugar num espaço da própria associação.

Ao projeto Bocciateca foi atribuído um donativo de cerca de 8600 euros que será utilizado principalmente em material, atualmente produzido tecnológica e de maneira uniforme em todo o mundo. A atividade desportiva irá ser desenvolvida em parceria com outras entidades, para além da APCC, e terá o contributo de voluntários da APCC e de estudantes do Ensino Superior.

O presidente da APCC, Antonino Silvestre, refere-se ao boccia como uma “atividade desportiva condicionada para pessoas com dificuldades neuromotoras e/ou com alguma idade”. No entanto, ressalva o facto da modalidade poder ser praticada “desde a pessoa mais saudável a pessoas com limitações”.

O objetivo deste projeto passa por “captar pessoas para juntar o lúdico ao desportivo”, como afirma o presidente da APCC, de modo a fomentar a socialização com recurso à “concentração, agilidade e ao pensamento estratégico”. O desporto é individual e geralmente praticado em cadeiras de rodas e tem influência do jogo tradicional petanca, praticado anteriormente por gregos e romanos.

Para os utentes da APCC, a modalidade já não é novidade, pois já praticam o desporto há alguns anos. A associação conta já com “vários campeões olímpicos e mundiais” e diversos praticantes na seleção nacional. Antonino Silvestre refere ainda que “alguns dos desportistas irão participar brevemente numa prova no Rio de Janeiro.”

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top