All for Joomla All for Webmasters
Cultura

A nova vida de objetos usados

Evento criativo pretende promover o conserto de objetos com pequenas avarias, de forma a contrariar a precoce eliminação de instrumentos. Por Carolina Farinha

As Repair Sessions, do Condomínio Criativo, consistem numa iniciativa de reparação de objetos danificados. Esta iniciativa tem como princípio a valorização do material através da sua reparação, evitando o seu prematuro descarte e tomam lugar na Oficina da Casa das Artes Bissaya Barreto. Segundo Alexandre Lemos, diretor do Condomínio Criativo, o propósito fundamental é o de “conseguir um espaço partilhado para prolongar a vida de alguns objetos, que parecem ter um ciclo cada vez mais curto”.

A oficina que serve de espaço para o evento, coordenada por Tiago Serra, não pretende prestar serviços de reparação, mas sim auxiliar os participantes a encontrar meios que facilitem o conserto do material em questão. Alexandre Lemos acrescenta que o perfil dos intervenientes passa por aqueles que “estão insatisfeitos com a relação cada vez mais descartável com os objetos que se utilizam no dia-a-dia”.

No passado sábado, dia 17 de outubro, realizou-se a primeira Repair Session, que teve o gira-discos como objeto em destaque. Este instrumento foi o escolhido para iniciar as sessões pois “muita gente tinha gira-discos com pequenas avarias” e por existir “algum conhecimento entre as pessoas para ajudar à sua reparação”, afirma o diretor do Condomínio Criativo. A sessão foi aberta a todos os interessados em reparar este instrumento com pequenas avarias.

De forma a dar continuidade a estas sessões, “todos os que participam são convidados a fazer um donativo para o seu funcionamento, que pode ser em numerário ou em ferramentas consumíveis para a oficina”, declara.

O próximo evento terá lugar no dia 7 de novembro. O tema da sessão, ainda por definir com a ajuda dos participantes da última edição, será anunciado em breve pelos organizadores, tanto no site do Condomínio Criativo, como na página do Facebook.

IMG_8748

Fotografia: Inês Duarte

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top