All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

AAC apresenta livro para a reforma do Ensino Superior

“Educação: Uma Visão de Futuro” reúne várias propostas realizadas pela AAC que pretendem rever o Ensino Superior, desde o seu financiamento à avaliação. Por Inês Duarte

O livro apresentado hoje no Campo de Santa Cruz pela Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) compila 184 propostas resultantes dos debates “Educação: Uma Visão de Futuro” e do Fórum AAC 2015, bem como do trabalho realizado durante vários mandatos. A revisão do Ensino Superior sugerida nesta obra sustenta-se nos pilares da organização do sistema educativo, financiamento e gestão das instituições do ES, ação social escolar e qualidade e avaliação. A sessão de apresentação contou ainda com um debate em que participaram Ricardo Morgado, Amílcar Falcão, Pedro Delgado Alves e José Pedro Vieira.

Algumas das ideias são “ajustar o aumento de estudantes à qualidade desta instituição [Universidade de Coimbra (UC)]” bem como “uniformizar os parâmetros da ação social direta e indireta”, afirma José Dias, vice-presidente da DG/AAC e responsável pela redação do livro. Clama ainda ser necessário “uma revisão do processo de Bolonha”, visto considerar ter sido“mal aplicado”. Amílcar Falcão, vice-reitor da UC, afirma que as propostas apresentadas são, “no geral, razoáveis, justas e democráticas”. A reunião das várias ideias numa obra é, para Ricardo Morgado, ex-presidente da DG/AAC, Ricardo Morgado, importante não só por ser “um ponto de partida excelente para qualquer dirigente do futuro” mas também por a presidência da DG/AAC mudar anualmente.

As propostas apresentadas são, para José Dias, fruto do “trabalho continuado de vários mandatos da DG/ACC e dos núcleos de estudantes”. Pedro Delgado Alves, ex-líder da Juventude Socialista, declara que a obra é um “ponto de partida para a reflexão” e que “vai a todas as questões decisivas”. O livro tem como objetivo ser uma “preparação para as legistativas”, afirma José Dias. Para Ricardo Morgado, a obra vem “numa altura excelente, de mudança de ciclo de legislatura”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top