All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Festa de luz nos 725 anos da UC

Espetáculo de ‘video mapping’ apresenta a história de Portugal e da universidade na fachada do Pátio das Escolas. A atividade é enquadrada nas celebrações da cidade, da UC e da UNESCO. Por Vasco Sampaio

No próximo dia 3 de julho, o Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra (UC) recebe o espetáculo Uma História De Luz – uma projeção multimédia nas fachadas do núcleo histórico da UC que celebra o seu 725º aniversário. Das 22h à meia noite, as frontarias da Via Latina, da Faculdade de Direito da UC e da Torre da Universidade iluminam-se numa exibição de ‘video mapping’ de entrada livre para o público.

A apresentação, inspirada na Biblioteca Joanina, divide-se em duas partes – uma mais factual, baseada na História de Portugal e da Universidade, e outra em “homenagem ao conhecimento”. Quem o diz é Nuno Maya, representante do atelier OCUBO, empresa a cargo do projeto, na apresentação oficial do evento, no Fórum Coimbra, na passada terça-feira. Por incluir referências ao espólio da UC, a preparação do espetáculo exigiu pesquisa em vários espaços da universidade e colaboração com historiadores.

Com base nessa investigação, o projeto resulta numa animação de 20 minutos, repetida em cinco sessões, de meia em meia hora. Para além de aprender sobre a universidade e o que nela se ensina, o público pode também apreciar o lado mais humano da instituição. O espetáculo inclui projeções de filmagens em estúdio de estudantes universitários que vão “habitar e experienciar a própria fachada e interagir com a mesma”, continua Nuno Maya.

‘Video mapping’ além fronteiras

A inovação da apresentação recai também sobre a utilização dos edifícios como telas para projeções a duas e três dimensões. Produzido e realizado pelo atelier OCUBO, com sede em Sintra, o projeto é uma continuação do trabalho já concretizado noutros edifícios emblemáticos de países como a Alemanha, a Finlândia e a Austrália. No início deste ano, OCUBO teve também a seu cargo a cerimónia de abertura do Ano Internacional da Luz 2015, uma iniciativa da UNESCO.

Integração em várias celebrações

Esta atividade da UNESCO, aliada ao segundo aniversário da inscrição da UC no Património Mundial, justificou também a preparação do espetáculo multimédia. O evento integra-se ainda nas Festas da Cidade, entre os dias 1 e 5 de julho, pelo que acontece em simultâneo com outras atividades. Numa parceria entre a UC e a Câmara Municipal de Coimbra, o orçamento para o espetáculo de ‘video mapping’ é de 75 mil euros repartido entre as duas entidades.

“Faz sentido que haja motivos para que se circule na cidade durante esta noite”, explica a vice-reitora para a Cultura, Clara Almeida Santos. Esta intenção leva à justaposição deste acontecimento com concertos no Jardim da Sereia e no Quebra Costas, para além de um outro espetáculo de ‘video mapping’ interativo na fachada da Câmara Municipal de Coimbra. No fundo, quer-se que o dia que antecede o feriado municipal e, em especial, o evento no Pátio das Escolas, seja um “espectáculo inesquecível para todos” os públicos, conclui Clara Almeida Santos.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top