All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Apelos ao Governo na tomada de posse

As questões sociais dos estudantes não foram esquecidas na tomada de posse do reitor João Gabriel Silva, assim como os apelos à cooperação do Governo nessa ajuda. Texto e fotografia por Sandro Raimundo

“Queremos ser uma Universidade Global”. Foi esta a grande promessa de João Gabriel Silva na tomada de posse do cargo de reitor da Universidade de Coimbra (UC), que se realizou na sala dos capelos, e para o qual foi reeleito para os próximos quatro anos.

Na cerimónia de ontem, 1 de março, o reitor também defendeu “o alargamento da base de atribuição de bolsas sociais” e aproveitou a presença do secretário de estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, para dizer que espera que “o Governo responda rapidamente a essa necessidade”. Destacou ainda como prioridade a renovação do quadro docente, “recomeçando por contratar académicos de craveira global”.

Convidado a discursar, o presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Bruno Matias, disse que a UC “tem da parte dos estudantes total concordância” para se tornar numa Universidade Global. Ficou ainda a vontade de “organizar em conjunto” várias medidas no sentido de melhorar o ensino na UC, mas sendo para isso preciso “ultrapassar o individualismo”, afirmou o dirigente associativo.

Na abertura da cerimónia, a Professora Decana da UC, Margarida Ramalho, destacou entre outras coisas a “persistência com que [João Gabriel Silva] prossegue os rumos que traçou” e assegura que “o governo da UC” está “em muito boas mãos”. A equipa reitoral foi mantida quase na íntegra, o que pode ser encarado como um sinal de confiança, com a exceção de Teresa Antunes, agora administradora da universidade.

No 725º aniversário da UC, João Gabriel Silva fechou a cerimónia da mesma forma de há quatro anos, com a palavra “otimismo” para o futuro da UC.

11016732_10202360163845328_76759473_n

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top