All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

II Feira de Emprego e Empreendedorismo aponta rumo a seguir

O NEQAAC juntou hoje, 25, empresas e alunos no Departamento de Química da FCTUC, com vista a auxiliar os estudantes na construção do seu percurso e ingresso no mercado de trabalho. Por Guilherme Monteiro

Realizou-se, durante o dia de hoje, a II Feira de Emprego e Empreendedorismo, no Departamento de Química (DQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). O certame contou com a presença de várias empresas, com vista a encontrar talento para desenvolver na área da química. Num auditório preenchido por mais de 150 estudantes de diversos cursos da FCTUC e da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), pretendeu-se apresentar, através de um conjunto de palestras, os caminhos que os estudantes podem seguir após o curso.

O Presidente do Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica de Coimbra (NEQAAC), Alexandre Silva, admite que o sucesso do evento está a ser superior ao do ano passado, e que os “exemplos de químicos formados no Departamento de Química atualmente em empresas nacionais e internacionais” podem ser exemplos de percursos para a motivação dos estudantes.

Foram várias as organizações empresariais presentes neste evento onde se abordaram temas como o financiamento, inovação e empreendedorismo. Maria João Esteves, diretora dos recursos humanos da Exide, mostrou o interesse da própria companhia em participar no encontro, para divulgar o trabalho de uma “empresa com 95 anos”, e que após a apresentação do dia de hoje espera “estabelecer uma parceria com a UC”. No entanto, a possibilidade de encontrar “talentos, retê-los e desenvolvê-los”, assim como o desenvolvimento tanto em recrutamento como em avaliação de desempenho, é o “principal objetivo” pelo qual a Exide se moveu para marcar presença.

Num mercado de trabalho competitivo, o evento tornou-se, para os estudantes, uma “oportunidade de saber o que é o futuro depois do curso” e “saber como entrar no mercado”, admite Sara Ferreira Oliveira, estudante do 1º ano de Química Medicinal. Os formadores motivaram os participantes para a exigência do percurso na integração nas grandes empresas, num caminho que “não é fácil de alcançar, mas não é impossível como se pensa”, conclui Sara Ferreira Oliveira.

DSC08283

(DR)

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top