Ciência & Tecnologia

Neurociências na Faculdade de Farmácia

Durante dois dias, o NEF/AAC organizou o seu VIII Congresso cujo tema principal foi o “Cérebro e (Dis)Funções”. Discutiu-se depressão, Parkinson e Alzheimer. Por Rita Flores, Inês Sanches

Nos últimos dias, 6 e 7 de Novembro, realizou-se no auditório do Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra, o VIII Congresso Científico do Núcleo de Estudantes de Farmácia (NEF/AAC). O Congresso teve como tema central “Cérebro e (Dis)Funções” uma vez que foi definido pela European Brain Council, que 2014 é o Ano Europeu do Cérebro.

O Congresso, com 300 inscrições “esgotadas em 24 horas”, teve um feedback “muito positivo” tanto por parte dos estudantes como dos professores e investigadores, que o descrevem como “o melhor congresso em que participaram ao nível das neurociências”, segundo afirmações da vice-presidente para as Relações Externas do NEF/AAC, Regina Dias. O balanço positivo deve-se ao “painel de oradores” e à “discussão que foi gerada durante as sessões”, destaca a vice-presidente.

Discutiram-se temas como a depressão, doenças no cérebro e envelhecimento, o Parkinson e o Alzheimer e a doença de Machado-Joseph.

De entre as várias atividades realizadas, destaca-se o speedating que permitiu aos “alunos e participantes do congresso contactar diretamente com os cientistas durante 5 minutos”, conta a vice-presidente. Neste período, os estudantes questionaram os cientistas sobre o seu percurso “como tinham começado a fazer investigação e sobre o que fazem”, de acordo com Regina Dias.

No final do mês o NEF/AAC realiza a semana cultural, a partir de Fevereiro de 2015, iniciam um curso de linguagem gestual e ações de formação de documentos Excel.

IMG_9772

Foto: DR

To Top