All for Joomla All for Webmasters
Eleições AAC - 24 e 25 Nov 2014

Magna discute Repúblicas e Ação Social e aprova manifestação em Coimbra para 25de Novembro

Eleições para os órgãos gerais da Associação Académica de Coimbra marcadas para 24 e 25 de novembro. Assembleia Magna com grande número de discussões e debates acesos reprova manifestação em Lisboa, mas aprova protesto em Coimbra. Por Raquel Mendonça e Sandro Raimundo

Teve lugar na passada quarta-feira, 4 de novembro, a realização de mais uma Assembleia Magna (AM) da Associação Académica de Coimbra (AAC). A reunião que começou para lá das 21h30, verificou uma afluência de estudantes “bem superior ao expectável”, segundo a opinião do presidente da direção-geral (DG) da AAC, Bruno Matias.

O ponto dois, referente à análise da situação política e ações a desenvolver, arrancou grandes debates. Entre as discussões mais acesas estiveram a aprovação das moções da DG/AAC, nomeadamente a defesa das Repúblicas dos estudantes e a alteração da obrigatoriedade da cobrança das propinas aos estudantes endividados.

Também a reprovação da participação dos estudantes na manifestação do próximo dia 12 – a decorrer em Lisboa, rumo à Assembleia da República – organizada por diversas associações do país gerou revolta entre alguns dos alunos da Universidade de Coimbra.

A votação da moção chegou a exigir recontagem dos votos. A mesa da AM cedeu ao pedido e só à terceira ronda de votos é que alguns dos estudantes, pouco conformados por a moção ter sido reprovada, aceitaram prosseguir. Na declaração de voto, Laura Tarrafa, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), explicou não entender o porquê de ter sido rejeitada a sua moção e refutou dizendo que “parece haver medo de ir para a rua”. Mais tarde, em declarações ao Jornal A Cabra, a estudante acrescentou que “a culpa está no governo e no seu sub financiamento ao ensino superior”. “É em Lisboa que vamos estar dia 12, mesmo sem a DG/AAC e bater com toda a força que os estudantes académicos têm”, reforça Laura Tarrafa. Já Bruno Matias, também em declarações ao Jornal A Cabra, defende que “tem de se esgotar todos os mecanismos de diálogo” e acrescenta que caso não funcionem a DG/AAC está “mais do que à vontade para avançar com medidas mais duras e ir para a rua”.

João Pinto Ângelo, estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, viu ainda a sua moção, de se realizar uma manifestação no dia 25 de novembro, em Coimbra, ser aprovada por larga maioria.

IMG_9203

Fotos: Raquel Mendonça

Discussão do regulamento eleitoral

As eleições para os órgãos gerentes da AAC decorrem entre os dias 24 e 25 de novembro. Caso haja necessidade de uma segunda volta, esta deve ocorrer entre os dias 1 e 2 de dezembro.

Em alteração ao regulamento, a apresentação de listas às eleições terá lugar entre as 11h00 do dia 10 de Novembros às 12h00 do dia 12 de novembro. O regulamento está disponível a partir das 11h00 de hoje, 6 de novembro, na secretaria da DG/AAC e no website da AAC.

Outros assuntos

Por fim, em matéria referente ao quarto ponto, foi ainda proposta a moção de a DG/AAC ceder autocarros para, pelo menos, apoiarem a deslocação à já referida manifestação do próximo dia 12. Esta moção teve parecer positivo pela larga maioria dos presentes, com Bruno Matias a comprometer-se a ceder e ajudar no que puder. “Vamos pedir ajuda na deslocação à Manifestação de Lisboa a outras faculdades, como por exemplo a do Porto e a de Braga”, explica Letícia Silva, estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, na eventual possibilidade de serem cedidos poucos autocarros.

Bruno Matias garante ainda a marcação de uma nova Magna, antes do período de eleições, para balanço das reuniões que terá com as entidades oficiais – grupos parlamentares e Secretário de Estado, entre outras – sobre o financiamento do ensino superior para o próximo ano. “Caso nas duas próximas semanas não aconteçam as alterações que nós queremos é para isso que a próxima Magna servirá”, refere o presidente da DG/AAC.

 

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top