Eleições AAC - 24 e 25 Nov 2014

Luís Silva oficializa a sua corrida à DG/AAC com o projeto “Académica Primeiro”

As promessas de um reforço da ação social marcam grande parte da “missão” da lista que promete “Académica Primeiro”. Por Raquel Mendonça e Sandro Raimundo

A ação social escolar é o foco da “missão” da candidatura de Luís Silva à presidência da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC). O estudante da licenciatura de Administração Público-Privada (APP) oficializou hoje, 06 de novembro, o seu projeto “Académica Primeiro”. O aluno, atual membro Conselho Geral, prometeu aos presentes que será “um presidente ativo” e não representará “nenhum partido político enquanto representante dos estudantes”.

“Muitos são os desafios, mas maior é a vontade”, declarou na abertura do seu discurso Daniel Marcos, candidato à Mesa da Assembleia Magna (AM) da AAC. O estudante finalista do mestrado integrado de Engenharia Química explica que é preciso voltar a “dar brio à briosa”. Já Carlos Gomes, candidato a presidente do conselho Fiscal da AAC e estudante de mestrado integrado de Engenharia Civil deixa a promessa, em sua honra, de que “a Académica vem primeiro”.

O candidato à presidência da DG/ACC enuncia que, entre outros objetivos, os prioritários serão “o combate à lei do arrendamento” no que toca às Repúblicas, a redução “do custo do passe” dos transportes públicos da cidade de Coimbra, bem como trabalhar antecipadamente na organização dos Jogos Europeus Universitários de 2018 para não deixar, “à boa moda Portuguesa”, tudo para o último momento. Ao Jornal A Cabra, Luís Silva expõe também que “é urgente recuperar os estudantes que saíram do ensino superior por dificuldades económicas”, não esquecendo aqueles “que não se conseguiram inscrever por dívidas à universidade”. O estudante sublinha que “é preciso mudar esta lei”.

Questionado acerca da manifestação do próximo dia 12 de novembro, que terá lugar em Lisboa, e que foi rejeitada em moção de Magna a participação dos estudantes da Universidade de Coimbra, Luís Silva responde que «“Académica Primeiro” estará ao lado dos movimentos, e como tal, presente em Lisboa”».

A apresentação foi aberta por António Vicente, um dos fundadores da Estudantina Universitária de Coimbra. Em declarações ao Jornal A Cabra, o criador da “Balada da Despedida do 5º Ano Jurídico 88/89” confessa ter-se sentido “bastante orgulhoso e contente” pela grande dinâmica dos estudantes na vida politica universitária.

“Apesar de diferentes, somos todos iguais – sócios da AAC” conclui o cabeça de lista, não sem antes declamar o poema “Voz Activa” do escritor Miguel Torga.

IMG_9358

Foto: Raquel Mendonça

To Top